Sefaz recebe especialistas do Banco Mundial para tratar sobre o Progestão Piauí
O objetivo é realizar um levantamento destinado a analisar todas as possibilidades de controle de gastos e melhor utilização dos recursos públicos.De 17 a 19 de julho, a equipe da Superintendência de Gestão (SUGEST), por meio Unidade de Gestão de Projetos de Investimento e Desenvolvimento (UNIGEP), tem a missão reunir-se com especialistas do Banco Mundial (BIRD), na Secretaria de Fazenda (Sefaz). O objetivo é realizar um estudo e levantamento destinado a analisar todas as possibilidades de controle de gastos e melhor utilização dos recursos públicos.

Durante os três dias de consultorias, os especialistas do Banco Mundial trabalharão em conjunto com as equipes para analisar termos de referência, orçamentos, processos licitatórios, compras públicas, fluxos internos e documentos técnicos. Esse esforço colaborativo visa alinhar estratégias e implementar orientações práticas que aprimorem a gestão pública no estado do Piauí de maneira eficiente e transparente.
Segundo Cristovam Cruz, superintendente de Gestão da Secretaria da Fazenda e coordenador do Progestão Piauí, este projeto é crucial para a melhoria da gestão dos recursos públicos no Piauí. “E é por isso que estamos empenhados em trabalhar e estreitar a colaboração com os especialistas do Banco Mundial para garantir que todas as etapas sejam realizadas com a máxima eficiência e transparência, sempre capacitando nossos servidores para entregar um trabalho de excelência", disse.
O projeto beneficia diversas secretarias, como a Secretaria de Saúde (Sesapi), a Secretaria de Administração (Sead), a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), a Previdência Estadual (PiauíPrev), a Secretaria de Planejamento (Seplan), a Controladoria Geral do Estado (CGE), a Secretaria de Educação (Seduc) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Cada uma dessas unidades implementadoras receberá orientações específicas para melhorar a eficácia e a alocação dos recursos, garantindo um retorno positivo para a população.
O estado do Piauí foi o primeiro do Brasil a formalizar com o Banco Mundial (BIRD), um acordo de empréstimo para investir no Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado (Progestão Piauí). Este acordo visa promover a eficiência na gestão financeira do estado e garantir que os recursos públicos sejam utilizados da melhor forma possível.
O compromisso do estado do Piauí com a otimização dos gastos públicos e a melhoria da eficiência fiscal é um passo significativo para assegurar que os recursos sejam empregados de forma responsável, promovendo o desenvolvimento sustentável e beneficiando diretamente a população piauiense.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Piauí Balança Comercial do Piauí atinge R$ 794 milhões de reais de superávit em abril
-
Piauí Sine oferta mais de 200 vagas de emprego em seis cidades do Piauí
-
Segurança Pública Justiça converte em preventiva prisão do namorado da influencer Ana Azevedo
-
Segurança Pública “Não vamos recuar para o crime organizado”, diz delegado Charles Pessoa após ameaça
-
Política TCE mantém licitação de R$ 4 milhões da Prefeitura de Boqueirão do Piauí, mas investigação continua
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Juizado de Altos (PI) condena Banco do Brasil por seguro indevido em empréstimo de servidor público
-
Política TCE bloqueia contas da Prefeitura de Campo Maior por inadimplência na prestação de contas
-
Geral Motoristas e cobradores de ônibus, decretam greve e anunciam paralisações a partir de sexta-feira (9), em Teresina (PI)
-
Segurança Pública Policiais civis cobram voz no Pacto pela Ordem e denunciam exclusão do governo do Piauí
-
Justiça Justiça condena Caixa Seguradora por venda casada de seguro em contrato de empréstimo consignado