Secretaria de Saúde de Viçosa (CE) exclui idosos da zona rural com mais de 90 anos da 1ª dose da vacina contra COVID-19

Idosos com mais de 90 anos da zona rural do Município cearense estão sendo preteridos pela Secretaria de Saúde; o caso mais emblemático refe-se à dona Lina Cândida de Carvalho Morais de 96 anos

O JTNEWS comprovou nessa semana na cidade de Viçosa do Ceará, precisamente na manhã do dia 16/2, caso grave e que deve ser levado não somente ao conhecimento público, mas às autoridades do Ministério da Sáude, da Secretaria de Estado da Saúde do Ceará, bem como às do Ministério Público, o fato de idosos com 90 anos da zona rural do município não ter sido incluídos na 1ª etapa de vacinação contra a COVID-19.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSSecretaria de Saúde de Viçosa: onde o acesso aos idosos e deficientes é muito difícil
Secretaria de Saúde: onde o acesso aos idosos não é dificultado apenas com relação à vacina; não existe sequer rampa para receber idosos, como os maiores de 90 anos ou deficientes. Uma visita do MPCE a esse local é muito importante

O fato consiste em grave irregularidade acerca da aplicação das vacinas contra a COVID-19, sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, por meio da Secretaria de Saúde do Município localizado na Serra da Ibiapaba, situada há aproximadamente 350 Km de Fortaleza (CE) e de Teresina (PI), embora em sentidos díspares.

É fato publico e notório que as pessoas idosas têm prioridade na vacinação contra a COVID-19, cuja idade inicial deve ser a partir dos 75 anos, entretanto no Município de Viçosa do Ceará vários idosos com mais de 90 anos de idade residentes na zona rural estão sendo preteridos da vacinação, enquanto que idosos de menos de 80 ou até 85 anos são vacinados normalmente na zona urbana.

O caso emblemático que o JTNEWS registra é o da dona Lina Cândida de Carvalho Morais [96 anos, cuja data de nascimento é de 25 de setembro de 1925], pois atende a todos os requisitos estabelecidos e mesmo assim a Secretaria da Sáude, por meio da dra. Cintia Sá, responsável pela coordenação da vacinação contra a COVID-19, não encontrou justificativa plausível para explicar o porquê de ainda essa senhora não ter sido vacinada.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSDra. Cíntia Sá que coordena a campaha de vacinação da COVID-19 em Viçosa do Ceará
Dra. Cíntia Sá que coordena a campaha de vacinação da COVID-19 em Viçosa do Ceará, pelo menos até o dia 16/2

Dona Lina Cândida é da comunidade Buíra Grande, zona rural do Município de Viçosa, e aguarda ansiosa pela vacina que até agora não veio, ela que está em situação de vulnerabilidade, principalmente em relação as comorbidades que apresenta, em razão da própria idade, já deveria ter sido vacinada, mas não foi.

Não somente ela (dona Lina), mas na mesma comunidade existem mais 4 pessoas na lista de prioridades [com mais de 90 anos, fato registrado pela própria coordenadora da vacinação], fato que foi mostrado à sua filha Francisca Morais Teles pela Agente de Saúde da comunidade Buíra Grande, dona Francinete [que mesmo de licença médica vem colaborando nas informações junto à Secretaria de Saúde], incluisve, ela (Francinete) também deveria ter sido vacinada, outro fato intrigante, pois os profissionais de saúde já deveriam ter sido todos vacinados e no caso dela que está de licença por estar enferma deveria ter sido incluída entre as primeiras pessoas a receber a vacina, pelo menos é o que se presume, no entanto até hoje não foi vacinada.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSLagoa Pedro II vista a partir da Igrejinha do Céu em Viçosa-CE
Lagoa Pedro II vista a partir da Igrejinha do Céu em Viçosa-CE

A senhora Cíntia Sá, demonstrou claramente não se sentir à vontade com relação ao questionamento da família da dona Lina, ali representada por sua filha Francisca Morais Teles.

Ao JTNEWS, Francisca Teles observou com relação à coordenadora Cíntia Sá, que esta "reconheceu que existem várias pessoas idosas, porém de menor idade que as de 90 anos que haviam sido vacinadas na zona urbana em detrimento das pertencentes à zona rural que ainda não haviam sido vacinadas e tampouco foi mostrado um calendário de aplicação da vacina" declarou a Francisca Teles. Essa informação foi pedida, inclusive por este editor do JTNEWS, que como tal foi identificado, além, obviamente de também ter se identificado como genro da senhora Lina Cândida Morais.

O fato revoltou membros da família, pois não é razoável uma senhora de mais de 95 anos deixar de ser vacinada na 1ª etapa da vacinação em detrimento de outras pessoas de 75 anos de idade, mesmo que também incluídas nas prioridades.

Foto: Antônio Molina/Estadão ConteúdoVacina CoroNavac já aprovada pela ANVISA
Vacina CoroNavac é a que foi destinada ao Município de Viçosa, mas os idosos da zona rural de mais de 90 anos não estão tendo acesso como deveria

E a senhora Cíntia Sá, entrou várias vezes em contradição, informou que o Município havia recebido apenas 400 doses da vacina e que não tinha nenhuma previsão de receber outra remessa, fato facilmente contestado pelo próprio Site da Prefeitura de Viçosa, quando apresenta as informações sobre o Vacinômetro neste, consta que o Município recebeu 1.366 (mil trezentas e sessenta e seis) vacinas, sendo que 947 doses já foram aplicadas. E a coordenadora da Vacinação, Cíntia Sá informou que foram apenas 400 dosses e que não havia nenhuma previsão de receber do governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde outra remessa de dosses de vacinas, portqanto não previu a data das pessoas com mais de 90 anos da zona rural serem vacinadas.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSgrejinha do Céu recém restaurada após o desmoronamento da escultura do Cristo
Igrejinha do Céu um dos pontos turísticos de Viçosa, recém restaurada após o desmoronamento da escultura do Cristo. Vacina para os idosos supeior a 90 anos [da zona rural] só apelando ao Cristo, mas o do Céu...

O JTNEWS teve contato com diversas pessoas que tomaram a vacina na zona urbana [por opção de preservar suas identidades, aqui não serão identificadas], com menos e com mais de 80 anos, todavia todas com menos de 90 anos e sem que estivessem em estado de saúde que recomendasse cuidados especiais para a vacina, superior aos idosos da zona rural com mais de 90 anos. 

Não se sabe o porquê das pessoas com mais de 90 anos não terem ainda um calendário para a vacinação na zona rural de Viçosa, a exemplo da comunidade Buíra Grande.

Se uma pessoa que tem 96 anos de idade não é prioridade para receber a vacina, quem será?

Fonte: JTNEWS

Comentários