Salipi 2025 celebra cultura e literatura; evento segue até o domingo (15)
O evento inclui palestras, oficinas de escrita criativa, lançamento de livros, shows musicais e muito mais.Teresina respira literatura, arte e educação com a 23ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que segue até o próximo domingo (15), no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com entrada gratuita, o evento tem reunido milhares de pessoas, consolidando-se como um dos maiores eventos literários do país e o maior do Nordeste neste segmento.
Com programação diversificada, o Salipi inclui palestras, oficinas de escrita criativa, lançamento de livros, shows musicais e o 28º Seminário Língua Viva, que promove debates acadêmicos com escritores, linguistas e professores de renome nacional e internacional. Neste ano, o Salipi homenageia a professora, advogada e ativista Sueli Rodrigues, figura marcante na defesa dos direitos humanos e na formação de gerações no estado.
Para o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, o evento reforça o papel do Piauí como polo cultural e formador de leitores e escritores. “O Salipi não é apenas um evento literário, é um movimento de valorização da educação, da arte e da cultura. É com alegria que apoiamos o evento que amplia o acesso à formação literária e fortalece o protagonismo de autores piauienses e nacionais”, afirma o gestor.
O coordenador do Salipi e presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, destacou que esta edição é uma das maiores já realizadas. “O evento tornou-se ainda mais diversificado e plural, pois além da programação que acontece simultaneamente em vários espaços, o SaLiPi recebe instituições como o TRT, TRE, TJ, TCE, Defensoria Pública, entre outras instituições que oferecem além de uma rica e diversificada programação cultural, vários serviços. A presença dessas instituições no SaLiPi 2025, se soma à parceria que temos com o Governo do Estado do Piauí”, ressalta.
Um dos destaques desta edição é a Imersão Enem, ação realizada pela Secretaria da Educação (Seduc), que levou centenas de estudantes da rede estadual para uma grande revisão dos conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio. A iniciativa reforça a preparação dos jovens em áreas como redação, ciências humanas e matemática, com material didático gratuito, camiseta e aulas-shows.
Para muitos estudantes, o Salipi é uma experiência transformadora. “É enriquecedor, traz novas perspectivas para nós, como leitores e indivíduos. A gente se conecta com a literatura clássica, mas também com o que é regional, produções que muitas vezes não são tão divulgadas e que estão aqui, produzidas pelos nossos conterrâneos, contando nossas histórias. Isso é muito lindo e importante para a construção da nossa identidade cultural como piauiense”, expressa David Ferreira, estudante de Letras da Ufpi.
A 23ª edição do Salipi é uma realização da Fundação Quixote e da Ufpi, com apoio do Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação (CCom), da Secretaria da Cultura (Secult) e da Secretaria da Educação (Seduc). A programação completa do Salipi está disponível no site oficial do evento www.salipi.com.br.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Torcedores invadem gramado e arremessam objetos em evento de Messi na Índia
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade
-
Geral
Prefeitura de Campo Maior contrata mais de R$ 680 mil em quentinhas com a mesma empresa
-
Política
Brasil passa a presidência do Brics para a Índia
-
Política
Bolsonaristas criticam Trump após revogação da Lei Magnitsky contra Moraes
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão
-
Política
TCE-PI analisa suspeita de “grupo econômico oculto” em contratos da Prefeitura de Parnaíba