Rondônia faz o primeiro implante de marca-passo cerebral pelo SUS em paciente com Parkinson
O equipamento é muito semelhante ao marca-passo cardíaco, e funciona com impulsos elétricos que agem sobre áreas do cérebro afetadas pela doença, regredindo em mais de cinco anos o avanço dos sintomasO primeiro implante de marca-passo cerebral pelo SUS, em Rondônia, para ajudar no tratamento contra o mal de Parkinson foi realizado no Hospital de Base, em Porto Velho. O marco-passo cerebral é usado em pacientes com sintomas em estágios moderadamente avançados.
O equipamento é muito semelhante ao marca-passo cardíaco, e funciona com impulsos elétricos. Ele age sobre áreas do cérebro afetadas pela doença, regredindo em mais de cinco anos o avanço dos sintomas, mas nem todos podem se submeter à cirurgia.
Apenas 15% dos pacientes com a doença de Parkinson podem fazer o procedimento. A neuro-cirurgiã Rafaela Rezende explica que há uma série de restrições, e cada caso deve ser avaliado individualmente. "Não há cura para Parkinson.Os tratamentos existentes buscam frear os efeitos da doença, como os tremores. As medicações eficientes são fortes, e receitadas com cautela, por serem tóxicas ao organismo", explica.
A ideia do marca passo é melhorar os sintomas, para poder diminuir ou até largar as medicações e, assim, ficar livre dos efeitos colaterais, que chegam a incluir delírio e alucinações.
Há dez anos sofrendo com a doença, o idoso Antônio Marques Souza, 68 anos, colocou o marcapasso no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, pela equipe da neurocirurgiã Rafaela Rezende.
A especialista foi quem realizou o procedimento nele e em mais uma pessoa. Ela comemora os avanços na recuperação do paciente. Para ser um candidato à cirurgia, a especialista orienta procurar um neurologista no ambulatório do SUS para ser avaliado. Não existe uma fila formal.
A doença de Parkinson atinge cerca de 3% da população mundial, segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, sendo que os pacientes geralmente têm idade igual ou superior a 50 anos.
Fonte: Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Geral
Esposa do vice-prefeito Darllan Barros se pronuncia após morte do marido
-
Geral
Homem morre após acidente entre moto e carro na Avenida Vilmary em Teresina
-
Justiça
Justiça determina apreensão de passaportes dos empresários investigados na Operação Carbono Oculto 86
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Saúde
Amamentar com segurança: quando a saúde da mãe exige atenção especial
-
Segurança Pública
Polícia encontra corpos dos dois adolescentes desaparecidos em Timon
-
Política
TCE-PI encontra indícios de irregularidades em contratos terceirizados da Prefeitura de Pedro II e determina inspeção
-
Esportes
Horários e onde assistir ao GP de São Paulo de Fórmula 1 2025