Rondônia faz o primeiro implante de marca-passo cerebral pelo SUS em paciente com Parkinson

O equipamento é muito semelhante ao marca-passo cardíaco, e funciona com impulsos elétricos que agem sobre áreas do cérebro afetadas pela doença, regredindo em mais de cinco anos o avanço dos sintomas

O primeiro implante de marca-passo cerebral pelo SUS, em Rondônia, para ajudar no tratamento contra o mal de Parkinson foi realizado no Hospital de Base, em Porto Velho. O marco-passo cerebral é usado em  pacientes com sintomas em estágios moderadamente avançados.

Foto: Divulgação/Sistema Único de SaúdeSistema Único de Saúde (SUS)
Sistema Único de Saúde (SUS)

O equipamento é muito semelhante ao marca-passo cardíaco, e funciona com impulsos elétricos. Ele age sobre áreas do cérebro afetadas pela doença, regredindo em mais de cinco anos o avanço dos sintomas, mas nem todos podem se submeter à cirurgia.

Apenas 15% dos pacientes com a doença de Parkinson podem fazer o procedimento. A neuro-cirurgiã Rafaela Rezende explica que há uma série de restrições, e cada caso deve ser avaliado individualmente. "Não há cura para Parkinson.Os tratamentos existentes buscam frear os efeitos da doença, como os  tremores. As medicações eficientes são fortes, e receitadas com cautela, por serem tóxicas ao organismo", explica.

A ideia do marca passo é melhorar os sintomas, para poder diminuir ou até largar as medicações e, assim, ficar livre dos efeitos colaterais, que chegam a incluir delírio e alucinações.

Há dez anos sofrendo com a doença, o idoso Antônio Marques Souza, 68 anos, colocou o marcapasso no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, pela equipe da neurocirurgiã Rafaela Rezende.

A especialista foi quem realizou  o procedimento nele e em mais uma pessoa. Ela comemora os avanços na recuperação do paciente. Para ser um candidato à cirurgia, a especialista orienta procurar um neurologista no ambulatório do SUS para ser avaliado. Não existe uma fila formal.

A doença de Parkinson atinge cerca de 3% da população mundial, segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, sendo que os pacientes geralmente têm idade igual ou superior a 50 anos.

Fonte: Agência Brasil

Comentários