Rodrigo Pacheco é eleito o novo presidente do Senado com 57 votos; Simone Tebet obteve 21, mesmo com traição do MDB

Pacheco vai comandar o Congresso Nacional pelos próximos 2 anos; foi apoiado por Bolsonaro, PT, bem como pelo MDB que abandonou a candidata do seu próprio partido, senadora Simone Tebet

O senador mineiro Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito para o comando da Casa pelos próximos 24 meses em sucessão a Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Foto: Agência SenadoSenador Rodrigo Pacheco
Senador mineiro Rodrigo Pacheco (DEM) é o novo presidente do Senado e do Congresso Nacional

Apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, mas, também pelo PT, o parlamentar obteve 57 votos de um total de 81 senadore e 78 votantes e derrotou a senadora  Simone Tebet (MDB-MS) que, embora tenha obtido 21 votos não teve o apoio do seu próprio Partido.

Foto: Marcos Oliveira/SenadoSenadora Simone Tebet - presidente da CCJ do Senado, trabalhou pela a aprovação da MP 885
Senadora Simone Tebet - presidente da CCJ do Senado não contou com o apoio do seu partido o MDB

Os senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Major Olímpio (PSL-SP) e Lasier Martins (Podemos-RS) retiraram suas candidaturas para apoiar Simone Tebet (MDB) que na visão de Kajuru foi traída pelo seu próprio partido. 

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSCongresso Nacional
Congresso Nacional - eleições em ambas as casas [Câmara e Senado] neste dia 1/2

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) até que tentou angariar os votos necessários à viabilização de sua pretensão de presidir o Senado Federal, defendendo um novo pacto político no Congresso, mas não conseguiu. "Minha candidatura é aporte a novo barco.

Não tenho nada a oferecer a não ser o trabalho coletivo para que possamos oferecer ao Brasil um novo pacto político sem lentes embaçadas da barganha política. Não tenho cargos e nem emendas a oferecer, apenas apoio de diversos setores da sociedade", discursou a senadora Tebet.

Confira a proclamação de Rodrigo Pacheco como Presidente do Senado Federal, pelo Senador e agora ex-presidente Davi Alcolumbre.

Fonte: JTNEWS com informações do Senado Federal

Comentários