Rio Marataoan se aproxima da cota de inundação no município de Barras (PI)

O nível do rio Marataoan observado no momento é de 3,95 metros, superando em 25 cm a cota de alerta (3,70 m)

Em boletim divulgado pelo Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico Do Brasil (CRPM), o rio Marataoan, localizado na região do município de Barras, teve seu nível elevado devido às fortes chuvas ocorridas nas últimas 24 horas na região Norte do estado.

Foto: Divulgação/Prefeitura de BarrasRio Marataoan
Rio Marataoan

O nível do rio Marataoan observado no momento é de 3,95 metros, superando em 25 cm a cota de alerta (3,70 m). A previsão é que o rio se aproxime ainda mais do nível de inundação nas próximas 8 horas, devendo chegar a 3,98 m, apenas 22 cm abaixo da cota de inundação (4,2 m).

Rio Poti em Teresina

O nível do rio Poti em Teresina segue em queda, segundo o Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico Do Brasil (CRPM). Na madrugada desta quarta-feira (09/03), às 4h, o nível era de 7,31 metros, ou seja, mais de 2 metros abaixo da cota de inundação.

Ainda de acordo com o monitoramento, a tendência é que o nível das águas do Poti continue a baixar em Teresina. A previsão é que o rio chegue a 6,56 metros na tarde de hoje (09), às 15h, ficando abaixo da cota de atenção 1,44 m. Nessa terça-feira (08), o nível era de 9,52 metros, 48 centímetros abaixo da cota de inundação. 

Esperantina

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 6,13 metros, devendo atingir nas próximas 8 horas valores em torno de 6,31 metros, devendo chegar em nível de alerta.

Luzilândia

Com relação à Luzilândia/PI, a cota atual do rio Parnaíba é de 5, 14 m, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 5,33 m, 33 cm acima da cota de alerta (5,00 m), portanto em cota de alerta e ficando 37 cm abaixo da cota de inundação.

"Tendo em vista o quadro de elevação do nível do rio Parnaíba em Luzilândia e a posterior chegada dos volumes decorrentes da bacia do rio Poti e a continuidade do nível em situação de alerta do rio Marathaoan em Barras, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas caso necessárias nas cidades de Barras e Luzilândia", destaca comunicado da CPRM. 

Fonte: JTNEWS

Comentários