Reunião do G20 firma compromisso de melhoria aos trabalhadores
Reunião de ministros do Trabalho e Emprego dos países do G20 aconteceu Matsuyama, no JapãoNos últimos dias 1 e 2 de setembro, os ministros do Trabalho e Emprego dos países do G20 se reuniram em Matsuyama, Ehime, Japão. O encontro focou em diversos temas como a necessidade de promoção de políticas que permitam e incentivem os trabalhadores a exercer escolhas e preferências. Isso inclui promover uma aposentadoria flexível, incentivar os empregadores a reter e contratar trabalhadores mais velhos e facilitar a transição do trabalho para a aposentadoria.
Os temas relativos ao setor de prestação de cuidados, em particular, à capacidade de criação de empregos e à necessidade de se enfrentar notáveis desequilíbrios de gênero, também foram abordados amplamente nos debates da reunião, realizada em Matsuyama. A prestação de cuidados de longa duração é uma questão importante para os países do G20 que enfrentam um rápido envelhecimento populacional.
Declaração dos Ministros do Trabalho e Emprego
A Declaração dos Ministros do Trabalho e do Emprego do G20 se compromete a promover políticas trabalhistas centradas no ser humano, com foco em mudança demográfica, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. O objetivo é responder a novas formas de trabalho e se adaptar a mudanças demográficas e vidas profissionais mais longas.
O compromisso adotado na Declaração com relação a essas disposições trabalhistas reflete uma das principais recomendações do Relatório da Comissão Global da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o Futuro do Trabalho, publicado em janeiro de 2019, no início do ano do Centenário da OIT.
Os ministros reconheceram a contribuição para a igualdade de gênero feita pela Convenção da OIT para a Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho de 2019, adotada na Conferência Internacional do Trabalho (ILC) do Centenário, realizada em junho passado.
O texto também pede que a Declaração do Centenário da OIT sobre o Futuro do Trabalho, também adotada na conferência, seja levada em consideração pelos países do G20.
Fonte: JTNews, com informações do Portal das Nações Unidas
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Torcedores invadem gramado e arremessam objetos em evento de Messi na Índia
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade
-
Geral
Prefeitura de Campo Maior contrata mais de R$ 680 mil em quentinhas com a mesma empresa
-
Política
Brasil passa a presidência do Brics para a Índia
-
Política
Bolsonaristas criticam Trump após revogação da Lei Magnitsky contra Moraes
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão
-
Política
TCE-PI analisa suspeita de “grupo econômico oculto” em contratos da Prefeitura de Parnaíba