Reunião do G20 firma compromisso de melhoria aos trabalhadores
Reunião de ministros do Trabalho e Emprego dos países do G20 aconteceu Matsuyama, no JapãoNos últimos dias 1 e 2 de setembro, os ministros do Trabalho e Emprego dos países do G20 se reuniram em Matsuyama, Ehime, Japão. O encontro focou em diversos temas como a necessidade de promoção de políticas que permitam e incentivem os trabalhadores a exercer escolhas e preferências. Isso inclui promover uma aposentadoria flexível, incentivar os empregadores a reter e contratar trabalhadores mais velhos e facilitar a transição do trabalho para a aposentadoria.
Os temas relativos ao setor de prestação de cuidados, em particular, à capacidade de criação de empregos e à necessidade de se enfrentar notáveis desequilíbrios de gênero, também foram abordados amplamente nos debates da reunião, realizada em Matsuyama. A prestação de cuidados de longa duração é uma questão importante para os países do G20 que enfrentam um rápido envelhecimento populacional.

Declaração dos Ministros do Trabalho e Emprego
A Declaração dos Ministros do Trabalho e do Emprego do G20 se compromete a promover políticas trabalhistas centradas no ser humano, com foco em mudança demográfica, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. O objetivo é responder a novas formas de trabalho e se adaptar a mudanças demográficas e vidas profissionais mais longas.
O compromisso adotado na Declaração com relação a essas disposições trabalhistas reflete uma das principais recomendações do Relatório da Comissão Global da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o Futuro do Trabalho, publicado em janeiro de 2019, no início do ano do Centenário da OIT.
Os ministros reconheceram a contribuição para a igualdade de gênero feita pela Convenção da OIT para a Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho de 2019, adotada na Conferência Internacional do Trabalho (ILC) do Centenário, realizada em junho passado.
O texto também pede que a Declaração do Centenário da OIT sobre o Futuro do Trabalho, também adotada na conferência, seja levada em consideração pelos países do G20.
Fonte: JTNews, com informações do Portal das Nações Unidas
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Prefeito Silvio Mendes decreta estado de emergência na limpeza pública de Teresina
-
Geral Piauiense Kauane Cinderela entra no “Rancho do Maia” após conquistar Carlinhos com carisma
-
Segurança Pública Suspeito de matar cabo da PM do Maranhão morre em confronto com policiais
-
Segurança Pública DHPP prende suspeito de matar estudante de 16 anos dentro de escola em Teresina
-
Política Quatro em cada 10 brasileiros consideram injusta a prisão domiciliar de Bolsonaro
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política MPPI aciona na Justiça, prefeito de Campo Maior por retenção indevida superior a R$ 2 milhões de empréstimo consignado
-
Justiça Site do STF destaca ADI que invalidou lei de MG que permitia contratação sem concurso para a Polícia Penal
-
Política Luís Correia (PI): prefeitura do PT gasta R$ 700 mil em lavagem de carros enquanto população sofre com falta de água
-
Segurança Pública Violência escancara falha na segurança pública em Teresina: adolescente é morto em praça pública
-
Segurança Pública Pai é preso acusado de estuprar a filha de 15 anos, em José de Freitas (PI)