Reino Unido se despede da rainha Elizabeth II; caixão segue para Windsor

Monarca com o reinado mais longevo do Reino Unido, que morreu no último dia 08, aos 96 anos, será enterrada em Windsor ao lado de seus pais e do príncipe Philip

Nesta segunda-feira (19/09), a nação britânica dá seu último adeus à monarca com o reinado mais longevo na história do país. A família real, líderes mundiais e milhares de espectadores acompanham em Londres os últimos momentos da cerimônia de despedida da rainha Elizabeth II.

Foto: Hannah McKayO rei Charles III e o príncipe de Gales, William, acompanham o caixão da rainha Elizabeth II
O rei Charles III e o príncipe de Gales, William, acompanham o caixão da rainha Elizabeth II

Milhares fizeram fila por várias horas para ver seu caixão no Westminster Hall do Parlamento britânico, e eventos memoriais foram realizados em vilas, cidades e vilarejos de todo o país.

O funeral de Estado começou às 7h, no horário de Brasília. Após uma procissão de cerca de 10 minutos do Palácio de Westminster, a sede do Parlamento britânico, o caixão da rainha Elizabeth II chegou à Abadia de Westminster, onde cerca de 2 mil pessoas acompanham o funeral de Estado da monarca mais longeva da História do Reino Unido.

A cerimônia é realizada na mesma igreja onde a monarca casou, em 1947, e foi coroada cinco anos depois. Participam dos atos oficiais o rei Charles III, a rainha consorte Camilla Parker Bowles e outros integrantes da família real britânica.

Mais de cem presidentes, chefes de governo e membros da realeza de todos os continentes do mundo participam agora da cerimônia de funeral de Estado da rainha. Após o serviço fúnebre, a rainha realizará sua jornada final enquanto seu caixão é levado para Windsor e a falecida monarca é enterrada em cerimônia privada – o fim de um período sombrio de transição e o último ato da longa e importante segunda era elisabetana da Grã-Bretanha.

Castelo de Windsor

Com mais de 900 anos de história, o Castelo de Windsor é o maior e mais antigo castelo ocupado do mundo. Foi um dos lugares favoritos da Rainha Elizabeth II, que, apesar de oficialmente morar no Palácio de Buckingham, considerava o local seu verdadeiro lar.

Foto: Bettmann ArchiveRainha Elizabeth e seu marido, o duque Philip, no Castelo de Windsor em 12 de junho de 1959
Rainha Elizabeth e seu marido, o duque Philip, no Castelo de Windsor em 12 de junho de 1959

Após a morte de seu marido, o Príncipe Philip, em abril de 2021, a rainha se mudou definitivamente para o local. A monarca decidiu ser lá sua última morada, após 70 anos de dedicação ao reinado. Nesta segunda-feira (19/09), o castelo de Windsor será o ponto final do funeral de Elizabeth II.

A rainha considerava o Windsor seu lugar favorito pelas boas memórias que viveu ali. Ela passou grande parte da infância com a irmã Margareth, pois a família se refugiou ali durante a Segunda Guerra Mundial. Era comum ver a monarca passeando pelos jardins ou andando à cavalo na propriedade.

Fonte: JTNEWS com informações do Mais Brasil News

Comentários