Reconhecido barítono piauiense, Raimundo Pereira, é tema de pesquisa de doutorado na UFPI

A pesquisadora Márcia Pereira de Oliveira relatou, ao ser procurada pelo JTNEWS, os motivos da pesquisa, que por conta da pandemia de COVID-19, a celeridade no andamento do projeto foi comprometida

Barítono Raimundo Pereira, estudante da Escola Técnica Federal em Teresina na década de oitenta, cantor lírico e ativista no Grupo Gay Atobá na década de 90 [referência da luta homossexual no Rio de Janeiro], é tema de pesquisa científica de doutorado, sob a responsabilidade de Márcia Pereira de Oliveira, pós-graduanda da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no curso de Música.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSMarcia Pereira
A pesquisadora Márcia Pereira esteve na sede do JTNEWS entrevistando Jacinto Teles na condição de amigo que foi do barítono Raimundo Pereira; e nesta ocasião descobriu que o barítno havia recebido o título de cidadão teresinense da Câmara de Vereadores de Teresina, por iniciativa do então vereador Jacinto Teles

Sob a orientação do Professor, Doutor - Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Márcia Pereira pretende explorar assuntos como a migração, formação e militância do barítono Raimundo Pereira. "Creio que sua contribuição será bastante relevante para compreender a vida de Raimundo Pereira em Teresina (PI), José de Freitas (PI) e no Rio de Janeiro (RJ)" disse a pesquisadora ao JTNEWS.

Devido a pandemia, planos e cronograma da pesquisa foram alterados diante da dificuldade de acesso às pessoas, arquivos públicos e pessoais. E é por esse motivo que Márcia pede aos leitores do JTNEWS, que compartilhem ou a procurem para dvidir informações sobre o destacado cantor piauiense.

Foto: Acervo pessoal de Jacinto TelesColuna de Rodney no Diário do Povo, edição do dia 29 de dezembro de 2004
Coluna de Rodney no Diário do Povo, edição do dia 29 de dezembro de 2004

"Lamentavelmente as pesquisas em curto prazo parece inviável, assim conto com a solidariedade de vocês no sentido de partilharem suas memórias, seja por depoimentos, material; ajudarem com o que puderem", solicita a doutouranda da UFPI, Márcia Pereira.

Observe algumas lacunas que sua contribuição será muito relevante para a pesquisadora

 - Cartas, fotografias, quaisquer registros das escritas autobiográficas de Raimundo Pereira;
- Arquivos com suas entrevistas a programas de TV com o Jô Soares e a Hebe; Camargo, assim como programas locais, quaisquer imagens das participações dele nos eventos culturais, escolares e da militância;
- Recortes ou exemplares do jornais da época.

Quem foi Raimundo Pereira?

Raimundo era cantor lírico, nascido em 04 de outubro 1960 na cidade de José de Freitas, Estado do Piauí, se destacou quando o assunto era música. Transferiu-se para Teresina em 1978, para estudar na Escola Técnica Federal do Piauí, curso de contabilidade.

Neste ano ingressou no coral da escola. Fez sua primeira viagem para Belém do Pará. Um ano depois cantou no Coral Nossa senhora do Amparo, onde conheceu o maestro Reginaldo Carvalho, descobridor de seu timbre de voz peculiar. Em 1982, participando do curso de regência na Universidade Federal do Piauí, foi ao Rio de Janeiro, e quase autodidaticamente, passou a estudar canto lírico.

Fez seu recital debut no Theatro 4 de Setembro, em Teresina, em 10 de novembro de 1984 privilegiando a música brasileira e piauiense. Fez diversos recitais nas principais capitais brasileiras, como Brasília, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Vitória, Salvador, Maceió, Recife, Fortaleza, São Luiz e Manaus.

Raimundo Pereira faleceu em 2008, aos 46 anos de idade, no Rio de Janeiro. Ao lado do cantor Frank Aguiar e da coreógrafa Luzia Amélia. Pereira morava há 15 anos na capital do Rio de Janeiro e era considerado um dos barítonos mais talentosos no Brasil e no exterior - era um dos grandes parceiros no Projeto Sabiá e, também, no Projeto Cravo, em que crianças e adolescentes o admiravam.

No final de 2004 a Câmara Municipal de Vereadores de Teresina no Piauí, homenageou o barítono Raimundo Pereira com o título de Cidadão Teresinense, por meio de projeto de decreto legislativo de autoria do então vereador de Teresina, Jacinto Teles Coutinho, à época líder do Partido dos Trabalhadores na casa legislativa da Capital.

O Governo do Estado homenageou o barítono ao criar o Centro de Referência para Promoção da Cidadania Homossexual Raimundo Pereira, que combate o preconceito contra a comunidade LGBT (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e transgêneros). Raimundo Pereira era presidente do movimento Grupo Gay Atobá, no Rio de Janeiro, onde também recebeu o título de Cidadão Honorário daquele município.

Clique AQUI e confira o importante Artigo: 'DE CANTOR A MAESTRO: VIAGENS E HORIZONTES (AUTO)BIOGRÁFICOS DO BARÍTONO RAIMUNDO PEREIRA', de autoria dos pesquisadores: Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Roberto Luís Torres Conduru e Márcia Pereria de Oliveira, publicado pela Biblioteca Digital da Universidade Federal do Paraná.

Para os leitores que quiserem contribuir com a pesquisa de doutorado de Márcia Pereira, entrem em contato por meio do correio eletrônico, pois sua colaboração é muito importante: [email protected]

Fonte: JTNEWS com informações do maestro Rocha Sousa

Comentários