Quinto Constitucional: OAB constitui Comissão Eleitoral para a condução do processo de elaboração da lista sêxtupla

O edital com todas as normas e requisitos para os candidatos e eleitores(as) será divulgado nos próximos dias; confira as entrevistas especiais feitas pelo JTNEWS com alguns pré-candidatos

A OAB Piauí divulgou a Comissão Eleitoral para a condução do processo de elaboração da lista sêxtupla de Advogados e Advogadas relativa ao Quinto Constitucional a ser encaminhada ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSTribunal de Justiça do Piauí - Projeto de autoria do famoso arquiteto, Acácio Gil Borsoi
Tribunal de Justiça do Piauí -  novo Desembargador ocupará a vaga do magistrado Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho

A portaria Nº33/2021, que constituiu a Comissão, foi publicada no Diário Eletrônico da OAB no dia 16/07, e o edital com todas as normas e requisitos para os candidatos e eleitores(as) será divulgado nos próximos dias.

A Comissão é presidida pelo advogado Antônio Wilson Soares de Sousa, que afirmou que fará um trabalho com afinco para organizar o processo eleitoral. “Queremos trabalhar de forma organizada a fim de que seja feita uma festa democrática com a escolha do novo desembargador, que ocupará a vaga [acupada no momento] pelo  magistrado Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho”, disse.

O Presidente da Comissão explica ainda que todos os advogados (as) poderão participar da consulta direta, desde que estejam regularmente inscritos no Conselho Seccional do Piauí na data de divulgação do edital, estando com suas obrigações estatutárias e financeiras regulares perante à OAB-PI.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsOAB
OAB-PI: Comissão Eleitoral já constituída para a condução do processo eleitoral que começará a escolha para a vaga de desembargor do TJ-PI

Já como candidatos no Processo, de acordo com a Resolução 02/21, que dispõe sobre a elaboração da lista sêxtupla, podem participar os Advogados(as) com comprovação de efetivo exercício profissional na advocacia por mais de 10 (dez) anos e que esteja inscrito nesta Seccional há mais de 05 (cinco) anos.

Confira a Resolução na íntegra

Conheça os membros titulares e suplentes da Comissão:

Titulares:
Antonio Wilson Soares de Sousa – Presidente
Shaymmon Emanoel Rodrigues de Moura Sousa
Normelia Macedo Antunes De Menezes

Suplentes:
Walber Coelho de Almeida Rodrigues
Raul Manoel Gonçalves Pereira
Ticiana Arêa Leão Sousa

 Em entrevista ao JTNEWS, alguns pretendentes a ocupante da cadeira de desembargador pelo 5º Constitucional destacaram suas carreiras na advocacia e planos para contribuir com a Justiça piauiense. Confira as entrevistas completas:

Advogado Campelo Filho fala sobre desafios da advocacia na pandemia e a importância do 'Quinto Constitucional'.

Advogado Marcelo Pio fala dos desafios da advocacia e da pretensão de ser desembargador do TJPI.

Advogada Hildeth Evangelista fala sobre sua trajetória e a importância da representividade feminina na Justiça piauiense.

Fonte: JTNEWS com informações da OAB-PI

Comentários