'Querem me culpar pelas 200 e tantas mil mortes', diz o presidente Bolsonaro
No dia em que o Brasil registrou recorde de mortes pela COVID-19, o presidente se eximiu de qualquer culpa sobre a condução da criseNo dia em que o Brasil registrou 1.726 mortes por COVID-19, número recorde desde o início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro se eximiu de qualquer culpa sobre a condução da crise sanitária e novamente apresentou dados sem comprovação para minimizar os efeitos da doença.

“Querem me culpar pelas 200 e tantas mil mortes”, afirmou Bolsonaro, em conversa com apoiadores, na entrada do Palácio da Alvorada. “O Brasil é o 20º país do mundo em mortes por milhão de habitantes. A gente lamenta? Lamentamos. Mas tem outros países com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), renda e orçamento melhor que o meu em que morre mais gente”, acrescentou ele.
O Brasil já ultrapassa a marca de 257 mil mortes por COVID-19. O número de 1.726 óbitos foi obtido por meio de levantamento do consórcio de veículos de imprensa. Segundo o Ministério da Saúde, foram 1.641 novas mortes nessa terça-feira (2/03) em decorrência do Novo Coronavírus.
Na conversa com apoiadores, Bolsonaro retomou a defesa do tratamento precoce de COVID-19 e voltou a criticar o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. “E por que está morrendo menos gente aqui? Tem que ter uma explicação. Seria o tratamento precoce?”, perguntou.
“Se ficar em casa até sentir falta de ar, como dizia o sr. Mandetta, você vai para o hospital para ser intubado. E, se for intubado, você sabe, né? Em torno de 60% a 70% das pessoas infelizmente entra em óbito”, disse o presidente antes de cobrar investimentos em mais Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “Devemos investir em UTI, sim. Que salve 1%, mas você tem de investir em UTI”.
Bolsonaro disse que não é culpado pelo fechamento do comércio e repetiu que o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu a Estados e munícipios o poder de tomar decisões sobre medidas restritivas.
“Segundo o STF, isso cabe a governadores e prefeitos. Lockdown não é culpa minha: é de governadores e alguns prefeitos”, afirmou. Ao contrário do que o presidente diz, porém, a Corte deu autonomia apenas para que governadores e prefeitos montassem planos de ação contra a pandemia de COVID-19.
Fonte: Estadão Conteúdo
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Homem é preso acusado de agredir companheira de 13 anos em Jaicós (PI)
-
Política Empresa de energia solar é contratada por R$ 1,3 milhão para dedetização em Barras (PI)