Queda de cabelo: 5 dicas para prevenir e evitar o problema

É muito comum as pessoas pensarem que, quanto mais lavam os cabelos, mais eles caem. Todavia, isto é um mito.

A queda de cabelo é uma preocupação de muita gente, independente do gênero. A propósito, este é um problema que alcança grande parte da população, e as causas podem ser das mais variadas.

Foto: Reprodução/Casa & AgroQueda de cabelo
Queda de cabelo

Além dos fatores genéticos, existem outras circunstâncias que causam a queda de cabelo. Aliás, as técnicas de prevenção funcionam justamente para estas situações, que podem ser excesso de estresse, falta de vitaminas, alterações hormonais, anemia ou até sintoma de Covid-19. 

Mantenha os cabelos limpos

É muito comum as pessoas pensarem que, quanto mais lavam os cabelos, mais eles caem. Todavia, isto é um mito. Afinal, os cabelos que saem na hora do banho, já estavam enfraquecidos e iriam cair de qualquer maneira. Por isso, o ideal é lavá-lo com frequência, mantendo o couro cabeludo limpo, uma vez que a oleosidade deixa os fios fraceis para prevenir ou interromper queda de cabelo, casa você já esteja sofrendo com este incômodo. Sendo assim, veja qual das técnicas a seguir mais se aplicam ao seu caso e já comece o tratamento. 

Alimentação adequada

Inclua na sua rotina, alimentos que contenham as características auxiliam no combate a queda de cabelo. Por exemplo, grãos como feijão, lentilha e soja são riquíssimos em vitaminas e aminoácidos que são essenciais para combater este problema. Além disso, o ovo possui colágeno que é fundamental para a manutenção do corpo.

Por fim, observe se está fazendo o uso suficiente das frutas e verduras. Afinal, vegetais como cenoura, brócolis, espinafre, alface e laranja são fontes de vitaminas e minerais que são primordiais para o tratamento de queda de cabelo.

Temperatura da água

Na hora do banho, principalmente em dias frios, temos a tendência de colocar o chuveiro no nível mais quente possível. Contudo esta ação prejudica os cabelos. Portanto, ao lavar a cabeça, use água morna ou fria. Assim, o cabelo não perderá sua vitalidade e estará menos propenso à queda

Mantenha os cabelos limpos

É muito comum as pessoas pensarem que, quanto mais lavam os cabelos, mais eles caem. Todavia, isto é um mito. Afinal, os cabelos que saem na hora do banho, já estavam enfraquecidos e iriam cair de qualquer maneira. Por isso, o ideal é lavá-lo com frequência, mantendo o couro cabeludo limpo, uma vez que a oleosidade deixa os fios fracos. 

Use os produtos adequados

Hoje em dia há muita variedade de produtos para o cabelo no mercado. Isto posto, escolha os shampoos, condicionadores e cremes que são compatíveis para o seu tipo de cabelo.

Procure ajuda de um profissional

Nem todos os problemas são solucionáveis em casa. Nesse sentido, o ideal é que você procure a ajuda de um dermatologista para realizar exames e identificar a causa da perda de cabelo. Afinal, quando se tem certeza da causa da queda de cabelo, a solução fica muito mais fácil. Além disso, o profissional da área é a melhore pessoa para te indicar o tratamento adequado com a sua situação. 

Fonte: JTNEWS com informações do Casa & Agro

Comentários