PT oficializa pré-candidatura de Lula à Presidência e lança Geraldo Alckmin (PSB) como candidato a vice

O evento reuniu políticos de diversos partidos apoiadores da chapa, incluindo PCdoB, PSB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede, movimentos populares, centrais sindicais e personalidades

Na manhã do último sábado (07/05), o PT oficializou a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República nas eleições de outubro. Com 76 anos de idade, Lula irá disputar a cadeira do Palácio do Planalto pela sexta vez em sua trajetória política.

A inauguração da pré-campanha foi chamada de movimento “Vamos Juntos Pelo Brasil". O evento reuniu políticos de diversos partidos apoiadores da chapa, incluindo PCdoB, PSB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede, movimentos populares, centrais sindicais e personalidades.

A candidatura de Lula se tornou possível, nessas eleições, porque o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações dele, na Lava Jato. O STF também considerou que Lula não teve direito a um julgamento justo, porque o juiz Sergio Moro foi parcial na condução do processo.

"Vamos vencer essa disputa pela democracia distribuindo sorrisos, carinho e criando harmonia!", disse o ex-presidente Lula em suas redes sociais.

No início da cerimônia, os apresentadores do evento, Paulo Miklos e Lika Rosa, chamaram ao palco os representantes dos sete partidos que compõem o Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil: Gleisi Hoffmann (PT), Carlos Siqueira (PSB), Juliano Medeiros (Psol), Luciana Santos (PC do B), Wesley Diógenes (Rede), Luizão (Solidariedade) e José Luiz Penna (PV), além de diversos outros políticos, artistas, intelectuais e representantes de movimentos sociais.

Lula discursou por 46 minutos. Ele citou as realizações de seus dois governos, falou da necessidade de o país voltar a crescer e defendeu a democracia.

“Queremos unir os democratas de todas as origens e matizes, das mais variadas trajetórias políticas, de todas as classes sociais, de todos os credos religiosos para enfrentar e vencer a ameaça totalitária, o ódio, a violência, a discriminação, a exclusão que pesam sobre o nosso país. Queremos construir um movimento cada vez mais amplo de todos os partidos, organizações e pessoas de boa vontade, que desejam de volta a paz e a concórdia ao nosso país. Esse é o sentido da nossa união. Da união progressista que envolve os companheiros do PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede e Solidariedade. Todos dispostos a trabalhar. Não apenas pela vitória de 2 de outubro, mas pela reconstrução e pela transformação do Brasil, que será mais difícil do que ganhar as eleições. Tenho orgulho e muito orgulho de contar com o então companheiro Geraldo Alckmin nessa nossa jornada”, diz Lula

Defesa da chapa

Com covid-19, Alckmin não esteve presente no local, mas participou por meio de vídeo. Em discurso, ele defendeu sua parceria com Lula, de quem era adversário, citando que o governo atual, de Jair Bolsonaro, é o mais "desastroso e cruel" da história do Brasil. Alckmin disse que será um "parceiro leal" de Lula.

"Sem Lula, não haverá alternância de poder. E sem alternância, não haverá garantias para a nossa democracia. Lula é a única via da esperança para o Brasil. O futuro do Brasil também está em jogo", disse o ex-governador.

A solenidade contou com participação de diversos representantes do Piauí, dentre eles a Governadora Regina Sousa, o ex-governador Wellington Dias e o pré-candidato do partido, Rafael Fonteles, ao governo do estado. Chamou ainda a atenção a presença de diversos membros do “Novo PT” do Piauí, políticos que não possuíam ligação com a sigla e estiveram no evento após se filiarem ao PT.

"Um dia emocionante, um dia memorável e, acima de tudo, um dia de esperanças renovadas que nós, brasileiros e piauienses, vivenciamos hoje com o lançamento da pré-candidatura de Lula à presidência da República", destacou Rafael Fonteles.

Um dos principais articuladores da campanha do ex-presidente Lula (PT) ao Planalto, o ex-governador do Piauí Wellington Dias disse, durante o evento, que o discurso proferido pelo petista durante o lançamento da sua pré-candidatura já aponta a direção do que o PT pensa para a economia do País.

"Um lindo encontro da democracia pela prosperidade do Brasil. Somos líderes politicos, líderes sociais, artistas, cientistas e sociedade com um único sentimento: reconstruir o Brasil", disse.

Foto: Ascom/Wellington DiasEx-governador do Piauí Wellington Dias
Ex-governador do Piauí Wellington Dias

Íntegra do discurso de Lula no lançamento do movimento Vamos Juntos pelo Brasil

Fonte: JTNEWS

Comentários