Profissionais da saúde se despedem de alas Covid no Piauí

None

Dois hospitais da rede estadual do Piauí encerraram as atividades das alas exclusivas para o tratamento de pacientes com Covid-19. O Hospital da Polícia Militar (HPM), em Teresina, e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, divulgaram vídeos comemorando a redução no número de pacientes.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, houve redução de 70,16% do número de óbitos por Covid-19 em julho de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Em julho de 2020, o número de mortes pelo novo coronavírus chegou a 667. No mesmo período de 2021, foram 199 óbitos durante o mês de julho (até o dia 29/07).

O Hospital da Polícia Militar  havia destinado 100% dos profissionais ao atendimento de casos de Covid-19, tornando-se exclusivo para o tratamento da doença desde abril de 2020.

Foto: Roberta AlineHospital da polícia Militar
Hospital da polícia Militar

Ao todo, havia 10 leitos de UTI e 45 leitos clínicos para pacientes com a doença causada pelo coronavírus.
Segundo a direção do hospital, com a redução significativa dos casos nas últimas semanas, foi tomada a decisão de retomar os atendimentos normais.

Neste sábado, profissionais publicaram nas redes sociais uma “despedida” das alas Covid da unidade de saúde.

"Os profissionais da UTI despediram-se nesta sexta (30) dos atendimentos exclusivos na ’ala covid’ no Hospital da Polícia Militar do Piauí. Dada a redução dos casos de Covid-19 em Teresina, a resolução do dia 15 de julho considera a não necessidade do HPM em ser Hospital exclusivo para receber pacientes com coronavírus. Portanto, hoje os profissionais do setor encerraram as atividades, ao transferir o último paciente da ala, e organizam-se para os atendimentos regulares da instituição. A equipe do HPM-PI estará sempre a postos para as missões que vierem", publicaram os profissionais nas redes sociais.

O HEDA também encerrou os atendimentos para Covid-19 e publicou vídeo dos profissionais despedindo-se das alas que recebiam pacientes com a doença.

Foto: Portal Costa NorteHospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)

Segundo o diretor clínico do hospital, Carlos Teixeira, havia 15 leitos de UTI na unidade e, em média, apenas quatro pessoas ficavam internadas no local.

Agora, os atendimentos de pacientes com Covid-19 acontecerão exclusivamente no hospital de campanha criado anexo ao HEDA, o Hospital Nossa Senhora de Fátima, que já possui 20 leitos de UTI Covid.

No HEDA, segundo o diretor, permanecerão 10 leitos de UTI à disposição para atendimentos de pacientes com Covid, caso haja necessidade futuramente. Os outros cinco foram transferidos para o anexo.

"Depois de 1 ano e meio de muito trabalho e dedicação, finalizamos os atendimentos da UTI Covid-19 do HEDA. A partir de agora, os atendimentos Covid-19 serão realizados no Anexo II (HNSF), com leitos clínicos e de UTI. Nossa gratidão a todos os profissionais que estiveram conosco nessa batalha. A luta continua! #VamosVencer", informou o hospital nas redes sociais.

Fonte: JTNEWS

Comentários