Presidente do TCE-PI critica gastos milionários com Carnaval em municípios endividados
O presidente enfatizou que o Tribunal não se opõe às festividades, mas sim aos gastos abusivos que comprometem políticas públicas essenciaisO presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Kennedy Barros, levantou questionamentos sobre a realização de festas populares, como o Carnaval, em municípios que enfrentam sérias dificuldades financeiras. Durante uma entrevista, ele destacou que, apesar da importância cultural do evento, a priorização de recursos deve respeitar a realidade de cada localidade.
“É razoável um município que está em atraso com seus servidores fazer festa popular? É razoável um município que não tem posto de saúde, medicamento, fazer uma festa popular?”, questionou o presidente, reforçando a necessidade de um planejamento responsável.
A preocupação do TCE-PI se estende a casos de cidades com baixo orçamento que, mesmo enfrentando dificuldades para pagar suas obrigações previdenciárias, investem valores milionários na contratação de bandas e estruturas para eventos festivos, especialmente o Carnaval. Ele citou como exemplo a contratação de uma banda renomada por R$ 1 milhão em municípios com coeficiente de arrecadação de 0.6 ou 0.8 no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além de estruturas de palco que chegam a custar R$ 304 mil.
O presidente enfatizou que o Tribunal não se opõe às festividades, mas sim aos gastos abusivos que comprometem políticas públicas essenciais
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Criança baleada em Parnaíba morre após 50 dias internada em hospital de Teresina
-
Segurança Pública
Câmera flagra criminoso arrombando casa na zona leste de Teresina
-
Justiça
Falsificação de assinatura não muda natureza de ato sem outorga uxória nem afasta prazo decadencial
-
Segurança Pública
Suspeito de matar ex-companheira é preso pela Polícia Civil em Elesbão Veloso
-
Geral
Campeã brasileira de ginástica Isabelle Marciniak morre aos 18 anos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
Cozinhas precárias e falhas nutricionais levam prefeito de Massapê do Piauí a ser multado pelo TCE
-
Segurança Pública
Justiça nega prisão domiciliar a acusado de matar o policial Marcelo Soares Costa
-
Geral
A mestra que vendia livros; por Maria das Graças Targino
-
Geral
Confira o que abre e fecha em Teresina nos dias 24 e 25 de dezembro
-
Geral
Homem é morto a tiros dentro de bar em José de Freitas (PI)