Presidente da ABDI é exonerado do cargo após denunciar irregularidades

O presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto de exoneração de Luiz Augusto Souza Ferreira da presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4), o decreto de exoneração, assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, de Luiz Augusto de Souza Ferreira ex-presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). 

A exoneração ocorre após o presidente Jair Bolsonaro ter determinado a apuração de uma declaração do então presidente da ABDI, sobre ter recebido pedidos “não republicanos” do secretário especial de Produtividade e Emprego do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

Foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A PressLuiz Augusto de Souza Ferreira não é mais o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Luiz Augusto de Souza Ferreira não é mais o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Igor Nogueira Calver foi nomeado para o lugar de Souza. Até ontem, ele ocupava o cargo de Secretário Especial Adjunto do Ministério da Economia. Igor assume o posto para um mandato de quatro anos.

No Twitter, Ferreira afirmou que foi demitido "por ser correto". "Acabo de ser demitido. Sem apuração.  Por ser correto. E ok. O que eu já previa. Os covardes cada vez mais tomam conta do governo. Agradeço ao presida (sic) Jair Bolsonaro. Espero que Deus possa iluminar suas decisões. E que abra seus olhos. E rápido", escreveu.

Apesar de não ser uma conta verificada, o perfil de Ferreira na rede social já foi mencionada na página oficial da ABDI.

Foto: Divulgação/Twittertwitter

Currículo do novo presidente da ABDI

Igor Calvet é doutorando e mestre em ciência política pela Universidade de Brasília. É servidor público federal de carreira. Atua como secretário especial adjunto do Ministério da Economia, e foi secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do extinto Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

No início da carreira, foi analista de mercado, na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Fonte: JTNews com informações da Agência Brasil e Correio Braziliense

Comentários