Prefeitura de Teresina reabre bibliotecas públicas nesta segunda (12/7)

Nesta primeira etapa serão abertas cinco das oito bibliotecas municipais, as demais serão reabertas de forma gradativa ao longo do segundo semestre deste ano

A Prefeitura de Teresina (PMT), por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), marcou para a próxima segunda-feira (12/7), a reabertura das bibliotecas públicas municipais que funcionam em várias regiões da capital.

Foto: Ascom/FMCNesta primeira etapa serão abertas cinco das oito bibliotecas municipais, as demais serão reabertas de forma gradativa
Nesta primeira etapa serão abertas cinco das oito bibliotecas municipais, as demais serão reabertas de forma gradativa

A prefeitura informa que para esta ação, todos os espaços tomaram medidas que garantem o distanciamento social e ainda a instalação de totens de álcool 70% para que os consulentes possam higienizar as mãos antes de terem acesso aos acervos.

A iniciativa parte do princípio dos bons resultados obtidos pela capital, devido a queda dos casos registrados de COVID-19, bem como o número diário de internações e óbitos dos últimos dias.

Nesta primeira etapa serão abertas cinco das oito bibliotecas municipais, as demais serão reabertas de forma gradativa ao longo do segundo semestre deste ano. As bibliotecas irão funcionar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, recebendo de forma presencial apenas 50% de suas capacidades, tendo o consulente a oportunidade de agendamento prévio para retirada de livros, através das redes sociais ou telefones das bibliotecas.

Foto: Ascom/FMCPrefeitura de Teresina reabre bibliotecas públicas
É uma iniciativa da Prefeitura de Teresina (PMT) e da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC)

De acordo com Scheyvan Lima, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, a medida atende a necessidade de vários teresinenses que, por conta das medidas restritivas da pandemia do Coronavírus, ficaram sem ter um local apropriado para realizar seus estudos. “As aulas em algumas instituições de ensino já recomeçaram, sem contar que temos em andamentos vários concursos públicos, por isso resolvemos reabrir esses espaços”.

O gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FMC, Messias Júnior, antecipa que, no segundo semestre deste ano, ocorrerá ainda o lançamento de duas campanhas voltadas para a leitura, sendo que uma delas será em parceria com associações e comerciantes e a outra em parceria com grupos religiosos e a Secretaria Municipal de Educação.

“A Prefeitura de Teresina quer a descentralização de vários projetos para que a população da periferia e comunidades rurais possam ter os mesmo direitos e oportunidades que as pessoas que residem na região central possuem”, explica Messias Júnior.

Veja a lista e telefones das bibliotecas que irão reabrir:

- ABDIAS NEVES – Centro
Tel. 3215 7824

- FONTES IBIAPINA – Bairro Matadouro
Tel. 3215 7823

- DA COSTA E SILVA – Bairro Parque Alvorada
Tel. 3215 9230

- H. DOBAL – Bairro Satélite
Tel. 3215 7910

- SÃO JOÃO – Bairro São João
Tel. 3215 7871

Fonte: JTNEWS

Comentários