Prefeitura de Teresina quer construir 40 novas creches até o ano de 2024

A construção das unidades de educação infantil faz parte do projeto de Parceria Público Privada (PPP) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Dois projetos importantes para a expansão das matrículas na rede municipal de ensino de Teresina (PI) passaram por apreciação esta semana. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) busca avançar nos encaminhamentos para a construção de 40 creches e mais oito escolas de ensino fundamental com jornada de tempo integral.

Foto: Ascom/SemecTeresina contará com 40 novas creches até 2024
Teresina contará com 40 novas creches até 2024

A construção das unidades de educação infantil faz parte do projeto de Parceria Público Privada (PPP) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As creches devem ser distribuídas em áreas estratégicas da cidade, a fim de atender a demanda de matrículas para crianças de 0 a 3 anos.

Em reunião virtual com o BNDS, a equipe de ensino da Semec analisou um estudo de demanda e apresentou especificidades que devem conter no projeto. O engenheiro da Secretaria, Gustavo Melo, conta como está o processo. “Estamos trabalhando dentro de um cronograma que foi prejudicado pela pandemia, mas já com encaminhamentos práticos sobre projeto, recursos, oferta e demanda. Nesse momento, a conversa é no sentido de alinhar as ideias para definir os próximos passos”, disse.

Já as novas escolas de tempo integral, são em parceria com o New Development Bank – NDB / BRICS, que prevê a construção de oito escolas modelos para até 1.200 alunos. Entre elas estão a esperada unidade de ensino do Lagoas do Norte e a Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro, que será totalmente reestruturada. Também serão reformados sete prédios que funcionavam com turmas de ensino fundamental e passarão a atender crianças da educação infantil.

“O projeto está sendo ajustado. Queremos escolas amplas, bem estruturadas e que sejam modelos de qualidade. Temos uma missão a ser cumprida. Um pedido do nosso prefeito Dr. Pessoa, que é garantir mais creches e escolas com ensino de qualidade em Teresina. Nossa meta é construir 40 novas creches em nossa capital, atendendo até 4 mil crianças, até o ano de 2024”, ressaltou o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

O secretário acrescenta que com a construção de novas creches e escolas será possível atender as crianças com um ensino de qualidade, ao mesmo tempo em que contribuir com o crescimento profissional dos pais.

O arquiteto responsável pelo projeto da primeira escola apresentou a ideia para a equipe da Secretaria. A unidade de ensino estará localizada no Portal da Alegria II, zona Sul, e as demais devem seguir o mesmo modelo, com espaços esportivos, culturais e de lazer. O projeto prevê, ainda, intervenções no entorno das escolas, como mudança no tráfego de veículos, arborização e acessibilidade.

Fonte: JTNEWS com informações da Prefeitura Municipal de Teresina

Comentários