Prefeitura de Teresina (PI) reforça orientações sobre descarte de resíduos durante pandemia

A Vigilância Sanitária estabeleceu em seu protocolo que o lixo de pessoas com COVID-19 deve ser descartado de preferência no banheiro, com armazenamento reforçado

Com a pandemia de COVID-19, uma das dúvidas da população diz respeito ao descarte correto do lixo, em especial de pessoas infectadas pela doença que estão em isolamento domiciliar. Assim, a Prefeitura de Teresina estabeleceu algumas regras que garantem a segurança da população e também dos trabalhadores envolvidos na coleta domiciliar.

Foto: Ascom/PMTTrabalhadores da coleta domiciliar, em Teresina (PI)
Trabalhadores da coleta domiciliar, em Teresina (PI)

A Vigilância Sanitária de Teresina estabeleceu em seu protocolo que o lixo de pessoas com COVID-19 deve ser descartado de preferência no banheiro, em lixeiro revestido de saco plástico, e com armazenamento reforçado. “Todos os resíduos devem ser colocados em dois sacos plásticos resistentes e bem fechados. Pedimos que eles só sejam preenchidos até atingir a capacidade máxima de 2/3, pois assim ele não fica muito pesado e não corre risco de rasgar”, esclarece a gerente Jeanyne Seba.

Ela orienta ainda que procedimento semelhante também seja tomado pelos outros moradores da casa, pois sempre há o risco de algum deles estar assintomático. “Por isso, também pedimos que as pessoas não descartem as máscaras em via pública. Caso precise trocar, elas podem levar um saquinho consigo, onde vão guardar a máscara usada para ser descartada em casa”, diz a gerente.

A coordenadora de limpeza pública da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Lílian Guimarães, explica que, no período de pandemia, o serviço de coleta domiciliar não parou, por ser considerado essencial para a cidade e reforça que cada morador é responsável por seu resíduo até o momento do recolhimento.

“É de extrema importância que coloquem as sacolas na porta de suas residências no dia e horário próximo à coleta. Assim, evitamos que animais ou terceiros rasguem esse lixo e espalhem pelas ruas. Em um momento delicado como o que estamos passando, todo lixo pode ser considerado como infectado e é importante que permaneça bem acondicionado até a coleta”, conclui.

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina

Comentários