Prefeitura de Teresina espera chegada de 70 respiradores na próxima semana

Prefeito falou sobre condições para reabertura do comércio, disse que manifestações contrárias às medidas restritivas não serão permitidas

Em vídeoconferência na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito Firmino Filho afirmou que a instalação de 24 leitos de UTI deve ser feita na próxima semana. A prefeitura também aguarda a chegada de 70 respiradores comprados na Turquia, que irão expandir a capacidade da UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Foto: Ascom/Governo do PiauíLeitos de UTI instalados no Hospital Getúlio Vargas
Leitos de UTI instalados no Hospital Getúlio Vargas

O prefeito falou na reunião sobre a abertura do comércio. Segundo ele, a pré-condição para reabrir a economia é que o R0 (uma média de para quantas pessoas o paciente infectado pode transmitir a doença) seja menor ou igual a 0. A sexta etapa da pesquisa sorológica para identificar casos de COVID-19 subnotificados em Teresina apresentou um R0 de 1,89.

Firmino também declarou que, amparado no decreto de isolamento social, não serão permitidas manifestações que vão de encontro às medidas restritivas e reaberturas inadequadas do comércio.

O prefeito confirmou que Teresina irá continuar respeitando o pacto de saúde para atender pacientes vindos das 17 cidades maranhenses reguladas devidamente pela assistência de saúde, no entanto as barreiras nas pontes do rio Parnaíba serão mantidas para evitar a explosão de casos no Piauí. 

Questionado sobre a possibilidade de bloqueio total, Firmino Filho disse que é uma possibilidade e que a prefeitura está estudando a opção de instituir rodízio no centro da cidade, eventualmente em toda a cidade, para diminuir a circulação de pessoas.

Fonte: JTNEWS

Comentários