Prefeitura de São Paulo (SP) libera xepa da vacina para maiores de 18 anos

A xepa foi o nome dado à aplicação das doses que sobram ao final do dia nas postos de vacinação; É proibido descartar qualquer dose de vacina, por isso os cadastrados em uma lista são chamados

A partir de hoje (18/06), pessoas com mais de 18 anos sem comorbidades podem se cadastrar para receber a "xepa" das vacinas contra a COVID-19 na cidade de São Paulo. A decisão foi tomada na tarde de hoje pela Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Tânia RêgoVacina contra a COVID-19
Atualmente, em São Paulo, são aplicadas vacinas da Astrazeneca/Fiocruz, CoronaVac e Pfizer

A xepa foi o nome dado à aplicação das doses que sobram ao final do dia nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e nos postos de vacinação, pela falta do público alvo ou por ter mais quantidade que o necessário naquele local.

Para se cadastrar na capital, basta ir até um posto de saúde mais próximo da sua casa com um documento de identidade com foto, como RG e CNH, e com um comprovante de residência.

É proibido descartar qualquer dose de vacina, por isso os funcionários anotam o nome e telefone das pessoas numa lista. Caso sobre alguma dose, eles ligam para os inscritos e os convidam para tomar o imunizante.

Atualmente, em São Paulo, são aplicadas vacinas da Astrazeneca/Fiocruz, CoronaVac e Pfizer. Cada uma tem uma data de validade diferente, então não há como saber qual vacina sobrará para a repescagem. Todas as vacinas são consideradas eficazes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em reduzir a gravidade da COVID. O importante é respeitar o intervalo entre as doses.

Quanto ao Estado de São Paulo, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), antecipou o calendário de vacinação no estado. Doria promete que toda população paulista maior de 18 anos receberá ao menos uma dose de vacina até o final de setembro.

Fonte: JTNEWS com informações do Viva Bem

Comentários