Prefeitura de Manoel Emídio é penalizada por realizar concurso com 14 cargos sem previsão em lei
A então prefeita, Cláudia Maria de Jesus Pires Medeiros, foi considerada responsável pelas irregularidades e punida com uma multa no valor de 3.000 UFR.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) identificou graves irregularidades no Concurso Público nº 01/2024 realizado pela Prefeitura de Manoel Emídio, no sul do estado. O certame oferecia 14 cargos que sequer existiam na legislação municipal, ou seja, não tinham respaldo legal para serem criados ou preenchidos.

Diante da gravidade dos fatos, o TCE julgou procedente, de forma parcial, a denúncia, determinando a anulação do decreto que homologou o concurso e exigindo a realização de um novo decreto, que inclua apenas os cargos que possuem previsão legal.
A então prefeita, Cláudia Maria de Jesus Pires Medeiros, foi considerada responsável pelas irregularidades e punida com uma multa no valor de 3.000 UFR.
A corte de contas deixou claro que, além da falta de previsão legal dos cargos, o erro comprometeu todo o processo seletivo, ferindo diretamente os princípios constitucionais da legalidade e moralidade administrativa.
Apesar da existência de previsão orçamentária para o concurso, o problema central foi oferecer vagas que não estavam devidamente criadas por lei. De acordo com o TCE, a criação de cargos públicos depende de aprovação por meio de projeto de lei específico, o que não ocorreu.
A decisão obriga a gestão municipal a corrigir imediatamente as irregularidades, garantindo que apenas os cargos legalmente constituídos sejam preenchidos.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Prefeito Silvio Mendes decreta estado de emergência na limpeza pública de Teresina
-
Geral Piauiense Kauane Cinderela entra no “Rancho do Maia” após conquistar Carlinhos com carisma
-
Segurança Pública Suspeito de matar cabo da PM do Maranhão morre em confronto com policiais
-
Segurança Pública DHPP prende suspeito de matar estudante de 16 anos dentro de escola em Teresina
-
Política Quatro em cada 10 brasileiros consideram injusta a prisão domiciliar de Bolsonaro
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política MPPI aciona na Justiça, prefeito de Campo Maior por retenção indevida superior a R$ 2 milhões de empréstimo consignado
-
Justiça Site do STF destaca ADI que invalidou lei de MG que permitia contratação sem concurso para a Polícia Penal
-
Segurança Pública Violência escancara falha na segurança pública em Teresina: adolescente é morto em praça pública
-
Política Luís Correia (PI): prefeitura do PT gasta R$ 700 mil em lavagem de carros enquanto população sofre com falta de água
-
Segurança Pública Pai é preso acusado de estuprar a filha de 15 anos, em José de Freitas (PI)