Prefeitura de Manoel Emídio é penalizada por realizar concurso com 14 cargos sem previsão em lei
A então prefeita, Cláudia Maria de Jesus Pires Medeiros, foi considerada responsável pelas irregularidades e punida com uma multa no valor de 3.000 UFR.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) identificou graves irregularidades no Concurso Público nº 01/2024 realizado pela Prefeitura de Manoel Emídio, no sul do estado. O certame oferecia 14 cargos que sequer existiam na legislação municipal, ou seja, não tinham respaldo legal para serem criados ou preenchidos.

Diante da gravidade dos fatos, o TCE julgou procedente, de forma parcial, a denúncia, determinando a anulação do decreto que homologou o concurso e exigindo a realização de um novo decreto, que inclua apenas os cargos que possuem previsão legal.
A então prefeita, Cláudia Maria de Jesus Pires Medeiros, foi considerada responsável pelas irregularidades e punida com uma multa no valor de 3.000 UFR.
A corte de contas deixou claro que, além da falta de previsão legal dos cargos, o erro comprometeu todo o processo seletivo, ferindo diretamente os princípios constitucionais da legalidade e moralidade administrativa.
Apesar da existência de previsão orçamentária para o concurso, o problema central foi oferecer vagas que não estavam devidamente criadas por lei. De acordo com o TCE, a criação de cargos públicos depende de aprovação por meio de projeto de lei específico, o que não ocorreu.
A decisão obriga a gestão municipal a corrigir imediatamente as irregularidades, garantindo que apenas os cargos legalmente constituídos sejam preenchidos.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Trabalhadores da limpeza urbana de Teresina deflagram greve devido a atraso salarial
-
Segurança Pública Policiais baleados em Caxias são transferidos para Teresina
-
Justiça Juizado Especial Cível de Teresina anula contrato de cartão consignado abusivo e condena banco a indenizar consumidor
-
Segurança Pública Polícia faz buscas para localizar criminoso que matou delegado durante operação em Caxias
-
Segurança Pública Polícia desarticula depósito de cigarros eletrônicos contrabandeados em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de José de Freitas é multado por irregularidades em licitação para coleta de resíduos de saúde
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)
-
Esportes De Jaicós para o Fluminense: a trajetória de Hércules, o volante piauiense que conquistou o Brasil