Prefeito Sílvio Mendes sanciona reajuste de 6,5% para os professores
A medida abrange os cargos de professor de primeiro e segundo ciclo, pedagogo e psicopedagogo.Foi publicada no Diário Oficial do Município de Teresina, nessa quarta-feira (19), a Lei Complementar nº 6.179, sancionada pelo prefeito Sílvio Mendes, que estabelece um reajuste de 6,5% nos vencimentos e nas Gratificações de Incentivo à Docência (GID) e de Incentivo Operacional (GIO) para os profissionais do Magistério Público da Rede de Ensino do município. A medida abrange os cargos de professor de primeiro e segundo ciclo, pedagogo e psicopedagogo, com efeitos financeiros retroativos a 1º de janeiro de 2025.

O reajuste segue as diretrizes estabelecidas pela Lei Federal nº 11.738/2008, que define o piso salarial dos profissionais da educação básica, e também a Lei Municipal nº 2.972/2001, que regula o Estatuto e Plano de Cargos e Salários dos profissionais do magistério. Além disso, a medida garante que o reajuste seja aplicado às aposentadorias e pensões desses profissionais, conforme a legislação federal.
A nova tabela de vencimentos, com os valores atualizados para os diversos níveis e classes dos profissionais, está disponível no Anexo Único da Lei Complementar e reflete os aumentos determinados para os professores e pedagogos. A decisão foi tomada após a aprovação na Câmara Municipal.
Durante a votação, o vereador João Pereira (PT) foi o único a votar contra a medida, destacando a necessidade de mais diálogo com a categoria. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM) continua reivindicando um reajuste de 22,07% para os educadores da cidade.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na PI 213 em Cocal (PI)
-
Política Flávio Nogueira (PT) critica Lula por veto que reduz representação do Piauí: “É o predomínio do Sul sobre o Nordeste”
-
Geral Médico Brenno Andrade sofre acidente envolvendo caminhão na zona leste de Teresina
-
Política Diplomatas expulsos e bloqueio a GPS: bolsonaristas listam opções de Trump
-
Política Supostas irregularidades em balanço da Prefeitura de Manoel Emídio (PI) levantam suspeitas sobre dados fiscais de 2022
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra Teonia Pereira, é aceita pela Justiça
-
Geral Motociclista fica gravemente ferido em acidente na Ladeira do Uruguai
-
Segurança Pública Criminalidade no interior do Piauí explode e PM prende quatro suspeitos de assalto a postos de combustíveis em Floriano
-
Justiça Processo contra advogado George Tajra é interrompido por suspeita de insanidade mental
-
Segurança Pública Jovem é assassinada na zona rural de Beneditinos (PI) e ex-companheiro é principal suspeito