Prefeito Firmino Filho empossa novos membros do Conselho de Saúde de Teresina

Devido às medidas restritivas para impedir a propagação do Coronavírus, a solenidade foi realizada de forma online

O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, empossou na tarde dessa terça-feira (22/12) os novos membros do Conselho de Saúde de Teresina, entidade vinculada à Fundação Municipal de Saúde.

Foto: Ascom/PMTPrefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho

Composta por representantes do poder público e da sociedade civil, o Conselho é responsável por formular estratégias e controlar a execução da política de saúde da capital piauiense. Devido às medidas restritivas para impedir a propagação do Coronavírus, a solenidade foi realizada de forma online.

Para o prefeito Firmino Filho, o Conselho é uma importante ferramenta na regulação e fiscalização nos serviços de saúde prestados a população. “O Conselho de Saúde de Teresina tem história e trabalha de forma combativa, participativa e já contribuiu muito com o desenvolvimento da saúde da capital. Eu não tenho a menor dúvida de que nos próximos anos todos os novos conselheiros, que estão representando as várias entidades, vão deixar também a sua contribuição na construção da saúde da cidade de Teresina”, ressaltou o prefeito.

O Conselho é formado por 64 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes. A distribuição das vagas é proporcional, ou seja: 50% usuários, 25% trabalhadores da saúde e 25% prestadores de saúde e gestores. Os conselheiros atuam no controle social do SUS, colaborando na construção de políticas públicas para a saúde e contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

“Esse é um conselho que irá atuar de forma deliberativa, consultiva, normativa e fiscalizadora em relação às ações do munícipio. Estamos enfrentando tempos difíceis, dessa forma é cada dia mais importante trabalharmos com os órgãos de controle social. Desejo a todos sucesso no desempenho dessa função, fundamental para o bom funcionamento da saúde, principalmente em tempos de crises como a que vivemos”, ressaltou Moura Neto, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Nos 29 anos de existência, o Conselho tem sito responsáveis pelo processo de construção de nova relação na saúde e do fortalecimento do SUS em Teresina. Entre as suas atribuições estão a avaliação, acompanhamento e fiscalização da programação e execução orçamentária e financeira do Fundo Municipal de Saúde, assim como a aprovação, a cada quatro anos, do plano Municipal de Saúde.

Fonte: JTNEWS com informações da Prefeitura de Teresina

Comentários