Prefeito Dr. Pessoa veta o “PL das carroças”
O secretário Michel Saldanha foi o responsável por apresentar o ofício à Câmara, nesta terça-feira (02).O prefeito Dr. Pessoa (PRD) vetou totalmente o Projeto de Lei que prevê o fim do uso de carroças com tração animal em Teresina. Ele entregou o ofíco com o veto ao secretário de Governo, Michel Saldanha, que apresentou a matéria ao vereador Enzo Samuel, presidente da Câmara Municipal de Teresina, na manhã desta terça-feira (02).
Saldanha expôs alguns dos motivos para o veto que constam na mensagem, como o vício de iniciativa, já que o Poder Legislativo estaria onerando os cofres do Executivo, medida inconstitucional.
“Primeiro o vício de iniciativa, ele é inconstitucional, tendo em vista que ele gera mudança na estrutura administrativa do município e gera despesas, sem definir de onde sairão os recursos. Além disso, nós tivemos problemas relacionados à execução do projeto, verificamos que é um projeto que não tem condições de ser implementado, porque baseado no que foi aprovado, teríamos que, em um prazo de seis meses, cadastrar, qualificar, proibir e encaminhar os trabalhadores para a reinserção no mercado de trabalho, tudo isso concomitantemente. Nós [da Prefeitura de Teresina] não temos condições de garantir isso”, disse Michel Saldanha.
Outro ponto trata da fragilidade do Projeto de Lei é que não detalha como se daria a reinserção dos trabalhadores em veículos de tração animal (popularmente conhecidos como carroceiros) no mercado de trabalho.
“Naquele público de trabalhadores, temos pessoas das mais variadas idades e todos, em sua maioria, com nível de escolaridade reduzido e mesmo com a capacitação que fosse implementada, nem todos teriam a mesma condição de retorno ao mercado de trabalho e isso geraria um problema de natureza social, tendo em vista que ficariam desempregados, sem ter como sustentar a própria família”, acrescentou o secretário.
Por fim, Saldanha disse que a Prefeitura opinou que a matéria também é frágil por não apontar o que deveria ser feito com os animais. “Além disso, não há no projeto qualquer solução que trate da solução dos animais especificamente. Não foi dito o que deveria ser feito com esses animais e isso criaria um problema não apenas social, mas de saúde pública, porque esses animais ficariam aí abandonados. Então, são pontos que foram apresentando pela Prefeitura e que não são de fácil resolução”, finalizou Michel Saldanha.
A mensagem de veto deve constar no Diário Oficial do Município nos próximos dias.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
PF manifesta "preocupação" com mudanças do relator em PL Antifacção
-
Segurança Pública
Empresário cometeu suicídio por pressão de agiotas na zona sul de Teresina, diz polícia
-
Esportes
Bortoleto culpa Stroll por abandono em Interlagos: 'É o pior dia da minha vida'
-
Geral
Paciente morre e corpo é deixado dentro de banheiro na UPA de São Raimundo Nonato
-
Segurança Pública
Polícia Civil prende dono de motel por tráfico de drogas em Timon
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Geral
Morre vice-prefeito de Parnaíba, Dr. Darllan Barros, após passar mal e ser hospitalizado
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Política
TCE-PI encontra indícios de irregularidades em contratos terceirizados da Prefeitura de Pedro II e determina inspeção