Prefeito de Paquetá (PI) é multado após 19 anos sem concurso e contratação irregular de 198 servidores
De acordo com o relatório técnico, o município realizou o processo seletivo nº 002/2025, mesmo apresentando um índice de despesas com pessoal acima do limite prudencial.A Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí, sob gestão do prefeito Anderson Clayton da Silva Barros, foi alvo de uma representação apresentada pela Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPESSOAL) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), apontando diversas irregularidades no processo de admissão de servidores.
De acordo com o relatório técnico, o município realizou o processo seletivo nº 002/2025, mesmo apresentando um índice de despesas com pessoal acima do limite prudencial (52,49% da Receita Corrente Líquida em dezembro de 2024). O percentual ultrapassava o limite legal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 51,3%.
Além disso, foi constatado que a prefeitura não realizava concurso público há 19 anos, optando por contratações temporárias sucessivas, o que fere o princípio constitucional do ingresso no serviço público por meio de concurso.
A análise apontou ainda que, embora o edital previsse 84 vagas, apenas 7 foram devidamente justificadas. Apesar disso, a prefeitura chegou a convocar 198 candidatos, sem apresentar informações claras sobre quantos foram efetivamente contratados, as funções exercidas ou a documentação comprobatória necessária.
Diante das irregularidades, o TCE-PI julgou parcialmente procedente a representação e aplicou multa de 500 UFR-PI ao prefeito Anderson Clayton. O gestor também foi determinado a regularizar a prestação de contas dos atos de admissão no sistema RHWeb e a realizar concurso público ainda em 2025 para preenchimento das vagas existentes no quadro efetivo.
A decisão foi relatada pelo conselheiro substituto Jackson Nobre Veras e aprovada por unanimidade na Primeira Câmara Virtual do TCE-PI, realizada entre os dias 23 e 27 de junho de 2025.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Operação Carbono Oculto 86: empresário Danillo Coelho é interrogado na sede do DRACO
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Segurança Pública
Sargento da Polícia Militar do Piauí é condenado por torturar adolescentes em Piripiri
-
Segurança Pública
Cinco piauienses são resgatados em situação análoga à escravidão em Pedreiras
-
Segurança Pública
DRACO deflagra operação contra o Comando Vermelho na zona norte de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Política
TCE-PI encontra indícios de irregularidades em contratos terceirizados da Prefeitura de Pedro II e determina inspeção
-
Esportes
Horários e onde assistir ao GP de São Paulo de Fórmula 1 2025
-
Geral
Esposa do vice-prefeito Darllan Barros se pronuncia após morte do marido
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia