Prazo para solicitação de voto em trânsito encerra 18 de agosto

A população residente em outros países não se enquadra nesse serviço, e deve acessar o Título Net Exterior para verificar as especificações de cada situação

O prazo para solicitar o voto em trânsito termina em 18 de agosto. Essa opção pode ser requisitada caso o eleitor saiba que estará fora no dia do pleito, mas pretende votar à distância.

Foto: Antonio Augusto/Ascom TSEUrna eletrônica
Prazo para solicitação de voto em trânsito encerra 18 de agosto

Para tal, é necessário procurar um cartório eleitoral, portando documento oficial com foto e indicar em que cidade deverá ir às urnas. O atendimento é presencial, não havendo opção de solicitação pela internet.

O voto em trânsito pode ser feito caso o eleitor esteja fora do domicílio eleitoral no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos, em território brasileiro. A população residente em outros países não se enquadra nesse serviço, e deve acessar o Título Net Exterior para verificar as especificações de cada situação.

Dentro do Brasil, os eleitores podem votar em trânsito nas capitais e nos municípios com eleitorado superior a 100 mil pessoas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta sobre particularidades a depender da região. Por exemplo, quem pretende participar do pleito estando em outro estado, só pode votar para Presidência da República. Já quem estiver em outra cidade, mas no estado onde mora, ainda pode votar para governador, senador, deputado federal e estadual.

Os Tribunais Regionais Eleitorais já designaram os locais de votação que vão receber eleitores de outras regiões. Até 18 de agosto de 2022, os TREs podem atualizar os locais disponíveis conforme a demanda.

Fonte: JTNEWS com informações do Brasil 61

Comentários