Povoado Várzea Queimada de Jaicós no Piauí, é mais uma vez, destaque no Fantástico, agora sobre 'sinais dos surdos'

Desta vez não será sobre o trabalho artesanal desenvolvido através da palha de carnaúba, mas acerca da linguagem própria de ‘sinais dos surdos’ da comunidade

O pequeno Povoado de Várzea Queimada, localizado na zona rural do município de Jaicós, a 363 km da capital Teresina (PI), mais uma vez será destaque no cenário nacional, com reportagem especial que será veiculada logo mais no Fantástico na edição deste domingo (20/02), a reportagem que será exibida trata da linguagem de 'sinais dos surdos', cuja comunidade possui 34 surdos oficialmente registrados.

Foto: Arquivo pessoal/cedido ao JTNEWSMarcilene  Barbosa é uma destacada líder da Comunidade Surda de Várzea Quimada/Jacicós-PI
Marcilene Barbosa é uma destacada líder da Comunidade Surda de Várzea Quimada/Jacicós-PI

A integrante da Associação dos Moradores e líder da Comunidade Surda de Várzea Queimada, Marcilene Lusia Barbosa, expôs ao Fantástico da Rede Globo a realidade sobre a linguagem própia dos surdos em Várzea Queimada.

Ela falou ao JTNEWS no final da tarde de hoje (20/2), e assim manifestou-se acerca da reportagem da Rede Globo: "Foi gravada aqui na comunidade Várzea Queimada a reportagem pra ser exibida logo mais no Fantástico, a respeita da linguagem de 'sinais dos surdos', uma linguagem própria deles, que a comunidade surda foi desenvolvendo conforme suas necessidades para se comunicar uns com os outros, e também com as pessoas ouvintes; é muito importante essa reportagem porque para a comunidade surda, como eles foram uma comunidade que por muitos anos foram discrimindos, e assim se achavam inferior a qualquer outra pessoa devido as suas deficiências, além de estarem hoje sendo alvo de um "campo" de pesquisa e interagindo e fazendo intercâmbio com outras pessoas de vários estados e se comunicando além da Língua Brasileira de Sinais-Libras [que alguns falam fluentemente] e da sua própria linguagem que hoje está sendo registrada, que logo mais será exibida em nível nacional, como um registro de uma liguagem própria deles, ou seja, um dialeto criado por eles mesmos para sua comunicação e para comunicar-se com a comunidade, na qual é uma língua que mais se usa hoje na comunidade para se interagir com os ouviuntes em que se tem uma compreensão e eles entendem a sua linguagem [numa comunicação entre si]. É muito importante não somente para a comunidade surda local, mais para toda a comunidade em geral ver seus surdos sendo exibidos em rede nacional, tanto quanto também que está sendo registrada sua linguagem própria em dicionário, fazendo com que esssa linguagem não seja extinta. Ela vai permanecer, uma vez que ela já está sendo registrada em dicionário, bem como sendo veiculada em reportagem de importante rede nacional de televisão. Expôs Marcilene Barbosa ao JTNEWS.

Foto: Reprodução/Instagram/varzeaqueimadaPovoado Várzea Queimada
Povoado Várzea Queimada Município de Jaicós do Piauí

A Comunidade do Município piauiense de Jaicós já foi alvo do 'Fantástico' em outras oaciões

A Várzea Queimada, que já é mundialmente conhecida pelo trabalho artesanal desenvolvido através da palha de carnaúba e pneus, terá um pouco de sua história contada na emissora Globo.

Um lugar de beleza singular e vegetação diversificada, Várzea Queimada fica cercada por formações rochosas o que dá espaço a uma paisagem exuberante. A comunidade fica a 27 km do município de Jaicós e possui cerca de 900 habitantes.

Várzea Queimada passou a receber mais visitas a partir da chegada do Padre italiano Cândido Poli na cidade de Jaicós, que fazia parte do terceiro grupo de Missionários Combonianos. Logo que chegou ao Brasil, foi empossado no cargo de vigário ecônomo da Paróquia de Jaicós em abril de 1979, lá teve intensa vida religiosa e conunitária, sendo alvo de vários conflitos com a classe política da época. É reconhecido por muitos como um religioso trabalhador ao extremo e solidário com os pobres, mas "implacável" com os políticos tradicionais. Foi um grande incentivador das Comunidades Eclesiais de Base, de grande influência progressista.

Foto: Reprodução/Saiba MaisPadre Cândido Poli
Padre Cândido Poli viveu até o ano de 2021

Artesanato de palha de carnaúba muda vidas

Na pequena localidade de Várzea Queimada é difícil encontrar uma casa onde não haja pelo menos um artesão. A comunidade teve um crescimento importante há cerca de seis anos com a criação da Associação de Artesãs de Várzea Queimada. São mãos femininas que produzem peças que são exportadas para todo o Brasil, e até para o exterior.

Foto: Reprodução/Instagram/varzeaqueimadaArtesanato de palha de carnaúba
Artesanato de palha de carnaúba

Árvore que só existe no Brasil, mais especificamente na caatinga, a carnaúba é a principal matéria-prima do artesanato local. De suas folhas vêm a palha que as artesãs usam para fazer esteiras, chapéus, cestos e os hoje famosos bogoiós, cestos que serviam no passado para guardar mantimentos. 

Registre-se por oportuno que nas déccadas, sobretudo, anteriores a 1980, a cultura da carnaúba foi objeto de "salvação" de muitas famílias no sertão de Jaicós, em Várzea Quimada, e Data Peixe principalmente, localidade rural onde o editor do Portal JTNEWS [viveu até 14 anos de idade], no período de seca as pessoas não sofriam mais porque vendiam os produtos da carnaúba para sobreviver, muitas vezes os budegueiros, a exemplo de seu João de Chicô, 'comprava' antecipadamente [produtos derivados da palha da carnaúba] como: pó da palha e do olho, cera, borra e outros, trocando por mantimentos alimentares básico como feijão arroz e rapadura.

Em Várzea Queimada, os produtos feitos pela Associação de Mulheres são peças artesanais feitas com fibra de carnaúba, insumo natural encontrado em abundância na região. As artesãs produzem coletivamente, dividindo o trabalho e também os lucros obtidos com as encomendas.

Fonte: JTNEWS

Comentários