Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
O grupo investigado estava construindo uma distribuidora na região da Grande Teresina.A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (5) para conceder informações sobre a Operação Carbono Oculto 86, que desbaratou um grande esquema criminoso envolvendo a facção Primeiro Comando da Capital (PCC) e postos de combustíveis no estado. A ação resultou na interdição de 31 postos da Rede HD, em diversas cidades do Piauí.
O esquema utilizava uma sofisticada e complexa estrutura de empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para lavar capitais oriundos do crime, de modo que o grupo que operava no Piauí era considerado o “braço financeiro” do PCC no Piauí. Segundo o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP-PI, os empresários Haran Santhiago Girão Sampaio e Danilo Coelho de Souza, ex-proprietários da Rede HD, venderam a empresa em uma sucessão empresarial considerada fraudulenta.
Os alvos da operação foram: Haran Santhiago Girão Sampaio, Danillo Coelho de Sousa, Thamyres Leite Moura Sampaio, Thayres Leite Moura Coelho, Moisés Eduardo Soares Pereira, Salatiel Soido de Araújo, Denis Alexandre Jotesso Villani, Andressa Castro Alves de Oliveira, João Revoredo Mendes Cabral Filho e Victor Linhares de Paiva.
Sucessão fraudulenta
Conforme a investigação, a Rede HD foi vendida em dezembro de 2023 para a Pima Energia Participações Ltda, que iniciou as atividades seis dias antes da compra da empresa piauiense. A investigação identificou inconsistências patrimoniais, alterações societárias simultâneas e a criação de empresas com endereço na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), sem lastro econômico compatível com os negócios.
A Rede HD, de acordo com as autoridades, atuava tanto na lavagem de dinheiro para a facção, como na adulteração de combustíveis. “A rede de postos HD atuava de todas essas formas, com adulteração de combustíveis e lavagem de capitais por meio de sucessão societária nas empresas. Antes era uma rede única, depois ela passa a titularidade para esse comprador de São Paulo, depois se divide em novas redes, mas a gente sempre observa, por meio das provas obtidas com autorização do Poder Judiciário, a simbiose entre o grupo de São Paulo e os empresários Haran e Danilo, a tomada de decisões em conjunto por todos eles”, frisou o delegado Anchieta Nery.
Adulteração de combustíveis
A polícia também descobriu que o grupo investigado estava construindo uma distribuidora na região da Grande Teresina, local em que ocorreria a adulteração nos combustíveis. O imóvel foi interditado. Os investigadores encontraram um papel onde estavam anotadas fórmulas de adulteração de combustíveis, com substâncias como álcool anidro e nafta.
“Eles estavam montando essa estrutura justamente para permitir que houvesse o fornecimento de combustível adulterado para 49 postos. A gente tem como premissa, por conta de extrações de celulares que nós escolhemos, que havia adulteração. Eles colocavam lá as proporções de gasolina, nafta e álcool. Para que isso tivesse um volume e fosse operacionalmente possível, estavam construindo essa central de distribuição e a gente não tem dúvidas de que havia fraude”, declarou o secretário de Segurança, Chico Lucas.
O esquema foi desarticulado no âmbito de quatro inquéritos policiais. São quatro investigações em andamento. Duas sobre crimes contra as relações de consumo, para apurar irregularidades nos postos, por bomba baixa e combustível adulterado. Outro inquérito investiga fraudes fiscais e o outro a prática de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Operação em São Paulo
De acordo com o delegado Anchieta, o esquema foi desbaratado no Piauí com auxílio de informações das autoridades de São Paulo, onde a Operação Carbono Oculto desmembrou uma grande organização criminosa que era o braço financeiro do PCC.
“A gente detectou que houve ali uma formalização de mudança da titularidade desse grupo econômico e recebemos provas compartilhadas do Gaeco de São Paulo, descrevendo que esses supostos compradores ou pretensos compradores foram alvos da Operação Carbono Oculto, por integrar uma rede de combustível nacional operada pelo Primeiro Comando da Capital, ligado às pessoas do Mohamed e do Beto Louco, que foram alvos dessa primeira fase”, detalhou a autoridade policial.
O diretor de Inteligência da SSP também revelou outros nomes envolvidos na sucessão empresarial da Rede HD. “De toda a estrutura desvelada lá, que movimentou mais de 7 bilhões de reais, a conexão com o Piauí vinha por meio de uma gestora de fundos de investimento chamada Auto Invest e um advogado tributarista, o Rogério Peres, que montou essa operação de compra. Das empresas do Piauí, a gente tem várias emissões de notas fiscais de compra dessas empresas sendo feitas pelo Lucas Tomé, contador do estado de São Paulo, preso na Operação Carbono Oculto também, por ligação com o PCC. Então, a gente tem uma série de situações graves para a sociedade, a adulteração de combustíveis, o controle operacional das empresas por membros de facções criminosas do estado de São Paulo e é isso que a Polícia Civil e o Ministério Público estão apresentando hoje para a sociedade”, concluiu
Confira abaixo os nomes dos postos interditados:
POSTO HD 06 – Buenos Aires
POSTO HD 14 / POSTO DIAMANTE 14 – Zoobotânico
POSTO HD 05 – Mafrense
POSTO HD 03 – São Raimundo
POSTO HD 13 – Fátima
POSTO HD 09 – Santa Isabel
POSTO HD 01 – Noivos
POSTO HD 10 / POSTO DIAMANTE 10 – Centro
POSTO HD 19 – São Sebastião
POSTO HD 18 – Itararé
POSTO HD 02 – São Raimundo
POSTO HD 04 – Dirceu
II POSTO HD 08 / POSTO DIAMANTE 08 – Cidade Nova
POSTO HD 07 / POSTO DIAMANTE 07 – Santo Antônio
POSTO HD 20 – Angelim
HD PETRÓLEO PREMIUM LTDA – Parque Itararé
POSTO HD 27 – Avenida São Sebastião (Planalto Monteserra) - em Parnaíba
POSTO HD 34 – Avenida Deputado Pinheiro Machado - bairro Piauí - em Parnaíba
POSTO HD 32 – BR-343, Km 302 zona rural de Altos
POSTO HD 17 / POSTO DIAMANTE 17 – BR-343, Km 314, localidade Buritizinho em Altos
POSTO HD 33 – BR-222, Km 05, Tucunzal em São João da Fronteira
POSTO HD 12 – Av. Padre Joaquim Nonato, 13, Centro de Demerval Lobão
HD TRR – Av. José Soares da Silva, 759 em Lagoa do Piauí
POSTO HD 11 – Av. José Soares da Silva, 659 em Lagoa do Piauí
POSTO HD 16 / POSTO DIAMANTE 16 – BR-316, Vila Cruz do Paiva em Miguel Leão
POSTO HD 15 / POSTO DIAMANTE 15 – Av. Transamazônica, bairro Rodagem de Picos em Oeiras
POSTO HD 24 / POSTO DIAMANTE 24 – BR-316, Km 303, bairro Altamira em Picos
POSTO HD 22 / POSTO DIAMANTE 22 – BR-316, Km 307, bairro Altamira em Picos
POSTO HD 26 – PI-247, Km 23, zona rural de Uruçuí
POSTO HD 21 / POSTO DIAMANTE 21 – PI-141, Km 657, zona rural de Canto de Buriti
POSTO HD 29 – PI-141, Km 04, zona rural de Canto do Buriti
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Geral
Esposa do vice-prefeito Darllan Barros se pronuncia após morte do marido
-
Geral
Homem morre após acidente entre moto e carro na Avenida Vilmary em Teresina
-
Justiça
Justiça determina apreensão de passaportes dos empresários investigados na Operação Carbono Oculto 86
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde
Amamentar com segurança: quando a saúde da mãe exige atenção especial
-
Segurança Pública
Polícia encontra corpos dos dois adolescentes desaparecidos em Timon
-
Política
TCE-PI encontra indícios de irregularidades em contratos terceirizados da Prefeitura de Pedro II e determina inspeção
-
Esportes
Horários e onde assistir ao GP de São Paulo de Fórmula 1 2025
-
Segurança Pública
Preso por desaparecimento de adolescentes matou criança de 4 anos atropelada em Timon