Pontos turísticos: conheça algumas das cachoeiras do Piauí

De Norte ao Sul do estado, sempre tem uma cachoeira para ajudar a refrescar o corpo e a mente, a recarregar as energias e a sair da rotina da cidade

O Piauí, tão marcadamente conhecido por suas temperaturas elevadas, é também repleto de cachoeiras. Quando a época de chuvas chega, o Piauí dá um banho, literalmente, com esses atrativos. E é cada queda d’água mais maravilhosa que a outra!

De Norte ao Sul do estado, sempre tem uma cachoeira para ajudar a refrescar o corpo e a mente, a recarregar as energias e a sair da rotina da cidade. Elas se descortinam e se exibem em um grande espetáculo, que só mesmo a natureza pode proporcionar. Conheça algumas delas:

Cachoeira da Campeira

Quando se fala em cachoeira no Piauí que seja próxima de Teresina, a Campeira é logo lembrada. De fato, ela é a que está mais perto da capital. A Campeira fica localizada na zona rural de Alto Longá, cerca de 10 km da área urbana desse município. Com diversos espaços para tomar um banho nas piscinas naturais que se formam, essa cachoeira tem água somente no período chuvoso em sua queda d’água.

• Acesso: fácil

• Entrada gratuita

• Se for passar o dia todo, leve água, alimentos e saco para recolher o que for gerado e descartar em local adequado. Não deixe lixo no local!

Foto: Conheça o PiauíCachoeira da Campeira
Cachoeira da Campeira

Cachoeira da Formosa

A cachoeira da Formosa, em União, é bonita e se apresenta com duas quedas d’água de aproximadamente 8 metros de altura. Nelas também só tem água na época de chuvas no Piauí. A piscina natural que se forma é uma delícia para se refrescar e boa para dar uns mergulhos. A Formosa está localizada em área de propriedade privada e, portanto, é cobrada uma pequena taxa de visitação.

• Acesso: fácil

• Taxa de visitação é R$10,00 por pessoa

• Não é permitada a entrada de alimentos ou bebidas nesse local. Não deixe lixo no local! A entrada até a cachoeira só é permitida até as 13h.

Foto: Conheça o PiauíCachoeira da Formosa
Cachoeira da Formosa

Cachoeira da Bica

A cachoeira da Bica faz parte de um ambiente quase intocado, com a fauna e flora em seu devido lugar. A Bica fica a 43 km depois de Campo Maior, mas já compreendendo a área do município de Jatobá do Piauí. A sua queda d’água tem cerca de 30 metros de altura, e a água que desce forma uma pequena piscina natural cristalina que divide espaço com muitas pedras, dando um charme a mais. Na Bica, também só tem água no período chuvoso.

• Acesso: nível médio de dificuldade.

• Entrada gratuita.

• Se for passar o dia todo, leve água, alimentos e saco para recolher o que for gerado e descartar em lugar adequado. Não deixe lixo no local! • Por ser um lugar bem preservado, é possível encontrar alguns animais pela trilha. Tome cuidado e relacione-se harmoniosamente com a natureza.

Foto: Conheça o PiauíCachoeira da Bica
Cachoeira da Bica

Cachoeira do Covão

A cachoeira do Covão possui quedas d’água que vão de 12 a 15 metros de altura. Você chega nela por cima da queda d’água. Para descer, algumas cordas no local ajudam nessa aventura que é muito bem recompensada. Essa cachoeira ainda tem um balanço em uma árvore que fica quase no meio da queda d’água. É só chegar e “voar” pelas águas. A cachoeira do Covão fica em Castelo do Piauí, mas seu acesso se dá por Juazeiro do Piauí.

• Acesso: fácil.

• Entrada gratuita.

• Na propriedade onde está a cachoeira, o proprietário vende bebida e comida.

Foto: Conheça o PiauíCachoeira do Covão
Cachoeira do Covão

O projeto Conheça o Piauí, em parceria com o Governo do Estado, vai ajudar você a conhecer outras muitas dessas maravilhas naturais em terras piauienses e a desfrutar desse tipo de turismo, que é impossível não gostar! Confira o guia completo CACHOEIRAS DO PIAUÍ

Fonte: JTNews

Comentários