Políticos de oposição criticam o recorde da inflação para setembro

Taxa de 1,16% é a pior para o mês desde o Plano Real, que virou um dos temas mais comentados no Twitter

Nesta sexta-feira (08/10), políticos e entidades da oposição reagiram à divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o mês de setembro.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSPalácio do Planalto
Palácio do Planalto

De acordo como IPCA, a taxa de 1,16% para o mês é a maior desde o Plano Real, em 1994. Além disso, o acumulado de 12 meses (10,25%) é o mais alto nos últimos 5 anos.

Plano Real

O termo “Plano Real” foi alçado a um dos temas mais comentados no Twitter ou os treding topics, no início desta tarde. Os congressistas e presidenciáveis disseram que a política econômica do governo Jair Bolsonaro falhou, piorando a vida dos brasileiros mais pobres.

As autoridades também destacaram a alta dos alimentos, assim como a atuação do ministro da Economia, Paulo Guedes, à frente da pasta.

Foto: Alan Santos / Palácio do Planalto / DivulgaçãoJair Bolsonaro
Jair Bolsonaro

O deputado federal e pré-candidato ao governo do Rio, Marcelo Freixo (PSB-RJ), destacou que o "Brasil vive a epidemia da fome", segundo ele, causada pelo atual presidente.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o maior impacto, porém, foi no setor de Habitação, que subiu 2,56% no mês. O grupo que engloba alimentação e bebidas contribuiu com alta de 1,02% no último mês.

Segundo o Relatório de Inflação do Banco Central, o IPCA no acumulado de 12 meses agora apresenta uma tendência a desacelerar, processo que deve durar até o fim do ano, encerrando em 8,5%.

Além de Randolfe Rodrigues, a presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), deputada federal Gleisi Hoffmann, também fez críticas ao governo Bolsorano. 

Já o Deputado Orlando Silva, fez critícas ao ministro da Economia, Paulo Guedes. "Ta ruim para você? Pro Paulo Guedes está bom, ele ganha em dólar mesmo", destacou.

Fonte: JTNEWS

Comentários