Policiais Penais apreendem arsenal, celulares e R$ 310 mil durante reforma em presídio de Aparecida (GO)
O que se nota é que, com o advento da Polícia Penal no texto da Constituição de Goiás operação desse nível ganha mais respaldo legal por meio dos Policiais PenaisPoliciais Penais do estado de Goiás apreenderam quase cinco mil munições, 22 armas de fogo e uma vultosa quantia em dinheiro em uma das alas da Penitenciária Odenir Guimarães (POG), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia [localizada na região metropolitana da capital do estado, Goiânia. O arsenal e outros produtos ilícitos foram encontrados durante operação de desocupação de algumas das celas para reformas, no mês de dezembro de 2020 por Policiais Penais.

No total, os policiais penais encontraram R$ 310.310,90 em dinheiro, 4.423 munições, 31 carregadores de pistolas, 527 aparelhos de telefone celular, 198 carregadores, 230 facas artesanais, centenas de chips e várias porções de drogas. Confira no vídeo abaixo os materiais apreendidos:
A primeira grande reforma no maior presídio do estado de Goiás, construído há mais de 60 anos, foi iniciada em dezembro de 2020, ocasião em que 1.153 detentos foram transferidos, sob um forte esquema de segurança, para outros estabelecimentos penais estaduais.
Segundo o secretário da Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, a existência das armas e munições no presídio já era conhecida mas a estrutura antiga do prédio dificultava as vistorias e facilitava o esconderijo dos ilícitos. O que se nota é que, com o advento da Polícia Penal no texto da Constituição de Goiás operação desse nível ganha mais respaldo legal por meio dos Policiais Penais.

“Agora, com a reforma estrutural completa, todos estes problemas, como, por exemplo, a existência de uma única entrada para cada ala, serão sanados de forma definitiva”, relatou o secretário.
Evidentemente só isso não basta, tem que haver investimento nas condições de trabalho da Polícia Penal estadual, sobretudo por meio de formação e aperfeiçoamento técnico e operacional adequados, investindo diretamente na inteligência, valorizando os policiais penais de forma a lhes garantir uma atuação eficaz, pois se esses profissionais da segurança pública especializada recebr as condições necessárias, desenvolverão suas atividades com maestria.
Outros três presídios de Goiás [agora unidades de estabelecimentos penais da Polícia Penal] também passam por grandes reformas estruturais, segundo lembrou o diretor geral de Administração Penitenciária do Estado, o coronel Augusto da Cruz, em entrevista coletiva concedida nessa sexta-feira (22/01).
A partir do cumprimento da nova ordem constitucional [federal e estadual] a direção da Polícia Penal em toda e qualquer unidade da Federação passará para a administração de integrante da carreira policial penal. No estado do Goiás tal garantia está expressamente na Constituição do Estado por meio da Emenda Constitucional Nº 68/2020.
Destacando que a integração com as demais forças de segurança pública devem ser permante, pois somente assim se efetivará ações mais eficazes no combate ao crime.
Os estabelecimentos penais de Novo Gama, Anápolis e o presídio feminino de Aparecida de Goiânia passam por reestruturação. Em Aparecida de Goiânia, quatro blocos da Casa de Prisão Provisória (CPP) também estão em obras, assim como a cadeia de Hidrolândia.
Fonte: JTNEWS com informações da SSP/GO
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública PRF apreende 1,3 tonelada de pescados na BR 343 em Piripiri (PI)
-
Segurança Pública Jovem morto no bairro Santa Fé era ameaçado por membros do PCC, diz delegado
-
Segurança Pública Homem é executado a tiros em posto de combustíveis na cidade de Altos (PI)
-
Geral Corpo é encontrado boiando em lagoa na cidade de Ilha Grande (PI)
-
Geral Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades na zona leste de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Mentor de sequestro em Monsenhor Gil tentou extorquir empresário para pagar traficantes
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Segurança Pública Acusados de matar irmãos na Cerâmica Cil são presos pelo DHPP
-
Esportes Hércules, de Jaicós - PI, brilha e garante classificação do Fluminense às quartas da Copa do Mundo de Clubes