Polícia prende manifestantes antimonarquia na coroação de Charles III

Vestidos de amarelo e segurando cartazes com a frase "Não é meu rei", manifestantes pedem o fim da monarquia britânica

Policiais prenderam, na manhã deste sábado (6/5), manifestantes antimonarquia nos arredores da Abadia de Westminster, em Londres, no Reino Unido. O grupo protesta contra a coroação do rei Charles III.

Foto: Reprodução/ MetropolesManifestantes antimonarquia
Manifestantes antimonarquia

Vestidos de amarelo e segurando cartazes com a frase “Não é meu rei”, eles pedem o fim da monarquia e eleição de um chefe de estado. O grupo afirma que a família real não representa uma democracia constitucional e traz prejuízos aos cofres britânicos.

Desde o início da semana, autoridades de segurança britânicas têm se posicionado contra eventos que tentassem “obstruir a diversão e celebração” das pessoas.

Além da ação presencial nos arredores da Abadia de Westminster, o movimento contrário à coroação também ganhou repercussão nas redes sociais.

No Twitter, a hashtag #NotMyKing (#NãoÉMeuRei, em tradução livre) ficou entre os assuntos mais comentados. Vídeos dos protestos também circulam na plataforma.

Coroação

Charles assume o posto de rei oito meses após a morte da rainha Elizabeth II, em 8 de setembro de 2022. A cerimônia de coroação reúne líderes e representantes de Estado.

Foto: Reprodução/ internetRei Charles III
Rei Charles III

O rito da realeza britânica irá durar três dias, com shows televisionados e ações para incentivar o voluntariado no Reino Unido. Rei Charles, de 74 anos, torna-se o monarca mais velho a ser coroado na Grã-Bretanha.

Receberam convites para o evento 2.200 pessoas, incluindo membros da família real, representantes de 203 países — sendo 100 chefes de Estado — e membros de instituições de caridade patrocinadas pelo rei.

Fonte: JTNEWS com informações do Metropoles

Comentários