Polícia Federal propõe fazer publicidade em troca de empréstimo gratuito de carros
Essa busca se dá pela falta de veículos para atender as diferentes necessidades no país.A Polícia Federal abriu um edital de chamamento público para que empresas emprestem veículos, gratuitamente, para a corporação pelo período de um ano. Serão utilizados no deslocamento de autoridades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Governo Federal, além de autoridades estrangeiras.
Essa busca se dá pela falta de veículos para atender as diferentes necessidades em todas as regiões do país. De acordo com o edital, o contrato com as montadoras, locadoras e outros estabelecimentos, será "em troca de uma maior visibilidade dos seus automóveis" e durará de 1 ano e poderá ser prorrogado por mais 12 meses. As empresas podem enviar propostas entre os dias 2 e 16 de junho.
O edital elenca 10 tipos de veículos, por conta das situações de trabalho, que demandam carros diferentes: Executivo blindado (combustão, elétrico ou híbrido); SUV 4×4 blindados (combustão, elétrico ou híbrido); Executivo não blindado (combustão, elétrico ou híbrido); SUV 4×4 não blindado (combustão, elétrico ou híbrido); Hatch elétrico; Hatch híbrido plug-in; Sedan elétrico; Sedan híbrido; SUV elétrico; SUV híbrido plug-in.
O contrato requer veículos de preferência na cor preta, mas também podem ser cinza ou "de outras cores sóbrias". A PF destacou também a necessidade de adaptação a “práticas sustentáveis”, “a adoção de veículos elétricos pela Polícia Federal representa um avanço significativo na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e na mitigação dos impactos ambientais causados pela frota veicular convencional”, afirmou a corporação.
No edital, a PF legou que a compra de veículos seria limitada pelo valor e não supriria a necessidade, pois gastou pouco mais de R$ 1,5 milhão na aquisição de 5 veículos blindado, ainda precisando arcar com manutenção e motorista.
“A experiência do TCU (Tribunal de Contas da União) mostra que a adoção de veículos elétricos trouxe eficiência operacional e redução de custos para o órgão, além de promover a sustentabilidade ambiental”, destacou a PF sobre a aquisição de veículos da fabricante chinesa BYD pelo TCU, que recebeu 6 carros elétricos sem custos.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Criminosos não conseguiram sacar R$ 20 mil de ex-secretário sequestrado em Teresina, diz delegado
-
Justiça
Decreto federal não pode embasar prescrição intercorrente em processos administrativos estaduais e municipais
-
Geral
Bebê de um ano é internado após acidente com água quente no Piauí
-
Segurança Pública
Adolescente é apreendido após assaltar motorista de aplicativo em Teresina
-
Política
Nova lei eleva impostos sobre bets e impõe limite para benefícios fiscais
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Economia
Acabar com a escala 6x1 é fundamental, é muito importante, diz o ministro Luiz Marinho
-
Política
Mesmo após polêmica, prefeitos do PT seguem demonstrando apoio a Ciro Nogueira
-
Justiça
STF invalida norma do Ceará que cobrava IPVA sobre aeronaves e embarcações
-
Geral
Ponte Metálica entre Teresina e Timon é interditada para novos reparos
-
Justiça
STF afasta cobrança retroativa da contribuição sindical e define parâmetros para valores