Polícia Federal prende quatro pessoas durante operação contra a Secretaria da Educação de Teresina
A operação foi deflagrada nesta quarta-feira (26) com apoio do Tribunal de Contas do Estado e da CGU.A Polícia Federal no Piauí deflagrou operação nesta quarta-feira (26) mirando a Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec). As diligências ocorrem com apoio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE) e da Controladoria Geral da União (CGU). A informação foi confirmada pela assessoria do TCE. Quatro pessoas foram presas.
O juiz federal Gustavo André determinou cumprimento de mandados na pasta devido a um esquema de rachadinha na Prefeitura Municipal de Teresina envolvendo a gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa.
Em entrevista à imprensa, o secretário de Educação de Teresina, vereador licenciado Ismael Silva, detalhou que a Polícia Federal foi cumprir mandados na pasta por conta de crimes de rachadinha envolvendo terceirizados, cujo quais foram denunciados à Justiça no ano de 2023. Além disso, o secretário pontuou que a PF solicitou documentações da Semec desde o exercício do ano de 2019.
“Nós estamos falando aqui com muita responsabilidade, muita cautela, e aqui a gente recebe um nome até para a gente trazer essa transparência para a população, essas informações de forma clara, mas ainda não temos essa informação precisa realmente do que seria, qual recurso teria sido desviado. O que se está investigando, que nós recebemos no mandado é que seria essa prática do peculato, prática de rachadinha, de corrupção dentro desse setor de terceirizações. A denúncia é de 2023 e o pedido de documentações, a Polícia Federal pediu a partir do ano de 2019”, disse o secretário.
Cerca de 100 policiais federais, além de auditores da CGU e cumpriram 31 mandados judiciais, sendo 4 de prisão temporária e 27 de busca e apreensão, todos em Teresina.
O que diz a Semec
Em nota, a Semec se pronunciou sobre a operação e afirmou que tem "tem prestado total colaboração às autoridades, fornecendo todos os documentos disponíveis e adotando as medidas necessárias para apoiar integralmente o trabalho de apuração".
Confira a nota na íntegra
A Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) informa que, na data de hoje, recebeu a visita de agentes da Polícia Federal e do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que solicitaram esclarecimentos dos fatos sob investigação do Inquérito Policial n° 2023.0053163-SR/PF/PI, que tem a finalidade de colher elementos necessários às investigações relacionadas à ”Operação Gabinete de Ouro”, que apuram suposto “esquema de rachadinha”, referente à gestão anterior.
Foram requisitados contratos de terceirização firmados pela pasta nos últimos anos, a partir de 2019. Relações de funcionários, notas de liquidação e comprovantes de pagamentos vinculados a esses contratos.
A SEMEC ressalta, no entanto, que tem prestado total colaboração às autoridades, fornecendo todos os documentos disponíveis e adotando as medidas necessárias para apoiar integralmente o trabalho de apuração.
A Secretaria reforça seu compromisso com a transparência, com a legalidade e com o interesse público e em colaborar com o inquérito que iniciou-se em 2023, permanecendo à disposição dos órgãos de controle para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
DRACO prende suspeitos de integrar o Bonde dos 40 em Teresina
-
Justiça
Justiça Eleitoral realiza terceiro dia de audiência da vereadora Tatiana Medeiros
-
Segurança Pública
Juiz bloqueia R$ 40 milhões de alvos da operação da PF contra Secretaria da Educação de Teresina
-
Segurança Pública
Polícia Federal prende quatro pessoas durante operação contra a Secretaria da Educação de Teresina
-
Geral
Sibiu: a cidade de olhinhos travessos e carinhosos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Delegada é flagrada rasgando cartaz do Sindicato e caso deve chegar ao Ministério Público
-
Cultura
Advogado da União Ricardo Resende, lança obra sobre Justiça em Paul Ricoeur: O sentido ético do ato de julgar
-
Política
TCE-PI condena grupo por “desvio milionário” em Baixa Grande do Ribeiro e impõe débito de R$ 918 mil
-
Geral
De estagiária a CEO aos 22 anos: jovem lança livro para despertar o potencial de uma nova geração
-
Segurança Pública
Perito da Polícia Civil do Piauí saca arma durante confusão com advogado dentro de delegacia no Maranhão