Polícia Federal cumpre mandados na Secretaria de Saúde do Piauí

Agentes da PF realizam operação em Teresina; Secretaria afirma que está à disposição para esclarecimentos.

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), deflagrou na manhã desta terça-feira (30) as operações Omni e Difusão, com o objetivo de desmantelar esquemas criminosos milionários envolvendo contratos da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Foto: Reprodução/ internetSesapi
Sesapi

As investigações apontam indícios de direcionamento e conluio em chamamento público para a contratação da Organização Social de Saúde (OSS) responsável pela gestão de hospitais estaduais, com destaque para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, Litoral do Piauí.

A PF cumpriu dois mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão em diversas cidades: Teresina (PI), Timon (MA), Araguaína (TO), Brasília (DF), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). No Piauí, uma das ações ocorreu na sede da Sesapi, localizada no Centro Administrativo, em Teresina, onde agentes federais permaneceram durante toda a manhã para o cumprimento das diligências. O acesso ao primeiro piso do prédio foi temporariamente bloqueado, chamando a atenção de servidores e populares que acompanhavam a movimentação no local.

Foto: Reprodução / PFDinheiro em espécie apreendido
Dinheiro em espécie apreendido

As investigações também revelam suspeitas de superfaturamento, lavagem de dinheiro, conflito de interesses e falsidade ideológica em contratos milionários, incluindo o fornecimento de software de gestão em saúde. A Justiça Federal, por meio da 3ª Vara da Seção Judiciária do Piauí, determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 66 milhões dos investigados, além da suspensão de contratos e do afastamento de um servidor público.

Em nota oficial, a Sesapi informou que tomou conhecimento da operação por meio da imprensa e afirmou que desconhece o teor da investigação. A secretaria destacou que está à disposição da Polícia Federal para prestar quaisquer esclarecimentos assim que for formalmente notificada.

“A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informa que tomou conhecimento, por meio da imprensa, da realização de uma operação da Polícia Federal em sua sede, localizada no Centro Administrativo. Até o momento, a Sesapi desconhece o teor da investigação, mas adianta que estará à inteira disposição da Polícia Federal para prestar quaisquer esclarecimentos assim que for formalmente notificada”, diz o comunicado.

Fonte: JTNEWS

Comentários