Polícia Civil do Piauí deflagra operação Saldo Infinito em três Estados
Durante o período da investigação, foram realizadas diligências em vários estados da Federação, como oitivas de vítimas no Rio Grande do Sul, Paraná e GoiásA Polícia Civil do Estado do Piauí coordenou, nessa quarta-feira (25), a Operação "Saldo Infinito", que cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nos estados do Piauí, Ceará e Rio de Janeiro.
O inquérito policial, presidido pelo delegado Anchiêta Nery, titular da DRCI – Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, investiga uma série de condutas relacionadas a compras fraudulentas com cartões de crédito de terceiros.
Os carders, como são popularmente chamados esses infratores, acessam dados bancários e pessoais das vítimas para passar-se por elas realizando compras online, solicitações de segunda via de cartões, empréstimos pessoais, gerando prejuízos a pessoas físicas, comerciantes e ao sistema financeiro.
“O investigado residente do Rio de Janeiro, de apenas 19 anos, era responsável por subir os links de phishing (páginas falsas de empresas onde se captura clandestinamente dados do usuário) obtendo os dados de cartões das vítimas, e depois vendia esses dados para investigados do Piauí e de outros Estados. Dois dos investigados naturais do Piauí já haviam sido presos em 2019 também pela prática de estelionato cometido por meio virtual, e uma delas praticou esses novos crimes enquanto cumpria prisão domiciliar em Teresina”, informa o Delegado Anchieta Nery.
Durante o período da investigação, foram realizadas diligências em vários estados da Federação, como oitivas de vítimas no Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, demonstrando a complexidade que é a repressão de crimes cibernéticos.
“Tem sido um desafio para as Polícias Civis alcançar investigados que praticam crimes por meio de um telefone ou da internet. Mas, a PCPI tem se destacado nesse tipo de trabalho por todo o ano de 2020 e hoje, com o apoio operacional da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Civil do Rio de janeiro foram cumpridos 05 mandados de prisão e 04 mandados de busca e apreensão”, informa ao Delegado Matheus Zanatta, chefe da Gerência de Polícia Especializada, unidade que prestou suporte à investigação.
A ação policial também contou com o apoio da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. A Polícia Civil destaca a importância de que as pessoas que sejam vítimas de clonagem de cartões de crédito e demais fraudes financeiras registrem o boletim de ocorrência.
Esses dados são analisados e tabulados, gerando novas investigações e colaboração com demais polícias investigativas. Segundo relatório de empresas de segurança especializadas em e-commerce há uma tentativa de fraude a cada 05 segundos no comercio eletrônico brasileiro. Diversos jovens e pessoas com elevado padrão de vida têm se envolvido nessa prática.
Fonte: Polícia Civil do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
STF invalida norma do Ceará que cobrava IPVA sobre aeronaves e embarcações
-
Justiça
STF afasta cobrança retroativa da contribuição sindical e define parâmetros para valores
-
Economia
Acabar com a escala 6x1 é fundamental, é muito importante, diz o ministro Luiz Marinho
-
Política
Mesmo após polêmica, prefeitos do PT seguem demonstrando apoio a Ciro Nogueira
-
Geral
Ponte Metálica entre Teresina e Timon é interditada para novos reparos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
Cozinhas precárias e falhas nutricionais levam prefeito de Massapê do Piauí a ser multado pelo TCE
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Segurança Pública
Justiça nega prisão domiciliar a acusado de matar o policial Marcelo Soares Costa
-
Geral
Comércio de Teresina terá funcionamento especial no domingo (21); confira