POLÊMICA: Piauí fica no centro da discussão de Gilmar Mendes com Kássio Nunes Marques, ambos ministros do STF

O entrevero originou-se após o voto do ministro Nunes Marques favorável ao ex-ministro Sérgio Moro, considerado parcial por Gilmar Mendes e imparcial pelo ministro piauiense

Os votos contrários de Kássio Nunes Marques e Gilmar Mendes provocaram um embate hoje entre os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Nunes Marques se queixou de uma fala do presidente da Segunda Turma sobre o Piauí, seu estado natal, durante julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro em processo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Lava Jato.

Foto: Thiago AmaralO desembargador Sebastião Ribeiro Martins e o ministro Kassio Nunes Marques
Ministro Kassio Nunes Marques com o então presidente do TJ-PI

Os ministros votaram de maneiras opostas na sessão que julgou Moro como parcial, definindo o resultado de um julgamento que começou ainda no fim de 2018.

Gilmar reafirmou seu voto contra Moro e criticou o "garantismo" defendido por Nunes Marques, um dos dois ministros a votarem a favor do ex-juiz Sérgio Moro, acompanhando o voto do ministro Edson Fachin.

Foto: Rosinei Coutinho/STFGilmar Mendes Ministro do STF
Gilmar Mendes do STF que esclarece sobre a deferência ao Piauí

Ao final o ministro Gilmar Mendes fez questão de esclarecer o mal-entendido do seu colega Kássio Nunes Marques, e mencionou que tem grandes amigos no Piauí, além do próprio ministro, citou sem nominar, o seu ex-aluno Edilson Farias do curso de mestrado na Universidada Nacional de Brasília (UnB) na área de Direitos Fundamentais.

Foto: ReproduçãoLivro de autoria de Edilson Farias
Livro de autoria de Edilson Farias que originou-se da dissertação de mestrado que teve Gilmar Mendes como orientador

Edilson Farias é promotor de Justiça, mestre e doutor em Direito, cujo trabalho que tornou-se livro clássico na literatura jurídica denominado de "A Colisão dos direitos à honra, à intimidade e à vida privada e à imagem versus a liberdade de expressão e informação" – Edilson Pereira de Farias – Novembro de 1995, essa citação o JTNEWS não encontrou no currículo do promotor de Justiça Edilson Farias, mas no currículo do ministro do STF, Gilmar Ferreira Mendes.

Fonte: JTNEWS com informações do UOL

Comentários