PM desarticula cativeiro e resgata 21 aves silvestres no Sul do Piauí
A ação foi conduzida por equipes da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA).A Polícia Militar do Piauí resgatou 21 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro na zona rural de São Raimundo Nonato durante a Operação “Asas Livres”, realizada nessa segunda-feira (19). A ação foi conduzida por equipes da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), após o recebimento de uma denúncia anônima.

No local indicado, os policiais encontraram 30 gaiolas, 8 alçapões e diversas espécies de pássaros sem autorização dos órgãos ambientais. Entre os animais resgatados estavam 7 azulões (Cyanoloxia brissonii), 10 papa-capins (Sporophila nigricollis), 3 tico-tico-rei-cinza (Coryphospingus pileatus) e 1 cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana).
Todo o material foi apreendido no imóvel, e os animais foram retirados das gaiolas. A criação das aves era feita sem qualquer registro ou licença ambiental, caracterizando crime ambiental de acordo com a legislação vigente.
O responsável pela criação ilegal foi conduzido até a delegacia da cidade, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com base no Artigo 29 da Lei 9.605/98, que trata dos crimes contra o meio ambiente. Conforme a Polícia Militar, a captura, criação e comercialização de animais silvestres sem permissão colocam em risco a fauna e violam normas de proteção da biodiversidade.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Homem é morto com tiro no peito na zona sudeste de Teresina
-
Segurança Pública PM resgata homem sequestrado que seria assassinado pelo Tribunal do Crime em Teresina
-
Justiça TCE-PI abre investigação por danos ao erário contra a Prefeitura de Campo Maior
-
Geral Polícia Penal do Piauí ganha hino oficial reconhecido como símbolo institucional
-
Geral Jovem de 24 anos morre em acidente na BR 343 no município de Brasileira
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Justiça obriga Estado do Piauí a devolver descontos previdenciários ilegais a servidor público inativo
-
Justiça Justiça condena banco por fraude através de contrato digital de empréstimo consignado, em nome de idosa no Piauí
-
Política Prefeitura de Teresina firma contrato de quase R$ 1,9 milhão para serviços de TI sem licitação
-
Segurança Pública DENARC deflagra operação contra traficantes no Parque São Jorge
-
Segurança Pública TCE determina bloqueio de mais de R$ 800 mil da Prefeitura de Brejo do Piauí por irregularidades com recursos do Fundef