Picos irá adotar medidas restritivas neste fim de semana

A fiscalização para cumprimento do decreto será feita pela Vigilância Sanitária Estadual, Federal e Municipal, com apoio da Polícia Civil e Polícia Militar

O Governo do Estado do Piauí divulgou decretos que preveem medidas restritivas para este sábado (25) e domingo (26), e ainda, adequação  no calendário de retomada das atividades econômicas e sociais. Seguindo decisão judicial, a Prefeitura de Picos acompanha os decretos estaduais.

Foto: José Maria BarrosCentro comercial de Picos-PI
Centro comercial de Picos-PI

De acordo com o decreto 19.115/2020 do Governo do Piauí, poderão funcionar somente: farmácias, drogarias, serviços de saúde, imprensa, serviços de segurança e vigilância, serviços de delivery exclusivamente para alimentação e serviços de autoatendimento bancário, borracharias.

Além de postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados nas rodovias, incluindo os situados em trechos urbanos, e serviços de transporte de cargas, atividades agrícolas e agroindustriais, incluindo colheita, ordenha, armazenagem e secagem, entre outras atividades sob risco de perecimento, estabelecimentos que funcionem operando fornos em turnos ininterruptos de 24 horas durante todos os dias da semana, atividades de obras de infraestrutura de transportes e para a produção de energia realizadas em parques situados na zona rural.

Ainda conforme o decreto 19.115/2020, serviços públicos podem funcionar desde que respeitem as determinações sanitárias para contenção à COVID-19. “Os serviços públicos tais como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, deverão funcionar entre os dias 25 e 26 de julho, respeitando as determinações sanitárias expedidas para a contenção do Novo Coronavírus, inclusive quanto aos atendimentos emergenciais”, assegura o decreto.

O decreto 19,115/2020 ainda prevê a suspensão das seguintes atividades até segunda-feira (27): serviços de transporte intermunicipal de passageiros na modalidade rodoviário, classificados como Serviço Convencional, Alternativo, Semi-Urbano ou Fretado.

A fiscalização para cumprimento do decreto será feita pela Vigilância Sanitária Estadual, Federal e Municipal, com apoio da Polícia Civil e Polícia Militar.

Fonte: JTNEWS

Comentários