Piauí vai receber mais de 95 mil doses de vacinas contra COVID-19 nesta segunda (03/05)

Os imunizantes darão inicio a vacinação de pessoas com comorbidades e gestantes

O estado do Piauí receberá, na tarde desta segunda-feira (03/05), 96.850 doses de vacinas para imunização contra a COVID-19. Com esses imunizantes, o estado dará início à vacinação do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas.

Foto: Ascom/Governo do PiauíPiauí recebe 87 mil doses de vacinas contra a COVID-19
Piauí vai receber  mais de 95 mil doses de vacinas contra COVID-19

Nesta 16ª remessa estão inclusas 91 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz,  5.850 da Pfizer, que de acordo com a determinação do Ministério da Saúde, serão entregues ao município de Teresina, e 91 mil doses da Astrazeneca.

O superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães afirmou que nesta primeira remessa virão apenas as primeiras doses. De acordo com o esquema vacinal do Ministério de Saúde, as demais deverão chegar no intervalo de uma semana. A orientação é que se faça a vacinação em até cinco dias para manter a temperatura adequada. 

“Como já fizemos a distribuição de 100% do grupo de pessoas de 60 a 64 anos, após aprovação da utilização de nossa reserva técnica em colegiado, esses imunizantes que chegarão nesta remessa nos ajudarão a reforçar este novo grupo que iniciará, de gestantes e pessoas com comorbidades. Com relação aos deficientes, já iniciamos a vacinação desse grupo há pouco mais de um mês”, afirma Florentino Neto.

Os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, nesta primeira fase de vacinação de comorbidades, que serão adotados pelo Piauí, determinam a vacinação proporcional, de acordo com as doses disponibilizadas dos seguintes grupos:

– Pessoas com síndrome de Down, independente da idade (18 a 59 anos);
– Gestantes e puérperas com comorbidades, independente da idade (18 a 59 anos);
– Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos;
– Pessoas com deficiências permanentes, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.

As vacinas do Instituto Butantan serão destinadas, ainda, para primeira dose de 7.4% do grupo de força de segurança e salvamento. “A orientação do Ministério da Saúde é seguir esta sequência de grupo. Estão inclusos também pacientes renais, em terapia de substituição (diálise), porém o Piauí já entregou as doses aos municípios para a vacinação desse grupo em uma outra etapa”, destaca Herlon Guimarães.

No último sábado (30/04), o Piauí também recebeu 71.650 doses que faziam parte da 15ª remessa de vacinas para o combate da pandemia. Sendo 70.250 vacinas AstraZeneca/Fiocruz, para a primeira dose de 48% do grupo de 60 a 64 anos e para 6% do público de forças de segurança e salvamento e para as forças armadas. 

Fonte: JTNEWS

Comentários