Piauí tem crescimento na abertura de empresas

A Junta Comercial do Estado registrou a abertura de 5.605 empresas no Piauí em 2019 e um facilitador é o serviço online disponível

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) registrou um crescimento médio de 6,14% na abertura de empresas no estado em 2019, em relação a 2018.

Foto: TRF 4A disputa judicial pelo uso da marca teve início em fevereiro deste ano, quando a empresa catarinense Datamais Sistemas ajuizou ação contra o INPI.
O serviço online de registro de empresa só possível com a utilização do certificado digital do empresário

Em números, foram abertas 5.605 empresas, alteradas 9.324 (crescimento de 9,63%) e extintas 2.297 (queda de 2,09%). Os dados referem-se apenas a empresas registradas no sistema on-line Piauí Digital, não inclui o microempreendedor individual (MEI), e contempla o período de janeiro a início de dezembro deste ano comparado com 2018.

Outro avanço é na celeridade de abertura de empresas. Segundo levantamento da Receita Federal, o Piauí é um dos estados mais rápidos para formalizar um negócio onde o tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas é de até três dias. É importante ressaltar que esse é o tempo máximo e a pesquisa foi realizada antes da implantação do registro automático em outubro. Desde a implantação do deferimento automático, o tempo de registro de empresas passou a ser de dois minutos após o protocolo no Piauí Digital.

Segundo a presidente Alzenir Porto, o crescimento e a celeridade na abertura de empresas são resultados dos investimentos do Governo do Piauí na modernização da Jucepi. “Em 2019, inovamos mais uma vez com a abertura da empresa pela internet e o registro automático, que em minutos aprova a criação da empresa”, explica a gestora.

O serviço online de registro de empresa só é possível com a utilização do certificado digital do empresário. Além da abertura, é possível realizar alteração e extinção de empresas pela internet. A Jucepi disponibiliza ainda no portal Piauí Digital os serviços de certidão e a cópia de documento.

Tambémé possível verificar a validade das licenças e alvarás, atos constitutivos, declarações de enquadramento, certidões emitidas ou arquivamentos realizados.

“Encerramos o ano com a Jucepi 100% digital com nossos serviços pela internet, disponível 24h por dia, sete dias por semana, em qualquer lugar do Piauí e do mundo. Somos umas das duas melhores juntas comerciais do país, sendo referência nacional e internacional quando o assunto é registro empresarial”, afirma a presidente Alzenir Porto.

Suporte online

Como objetivo de melhorar a qualidade do atendimento, a Jucepi ampliou os canais de suporte ao cliente com o lançamento do canal Jucepi Responde no site www.jucepi.pi.gov.br. Desde a disponibilização do canal on-line, foram registrados cerca de 5.000 atendimentos no período de agosto a dezembro.

Treinamentos e capacitações
Com objetivo de dar transparência e instruir os clientes, a Jucepi promoveu seminários e treinamentos sobre as inovações implantadas no sistema Piauí Digital e as mudanças na legislação de registro empresarial.

Para isso, foram realizados seminários nas cidades de Teresina, Parnaíba, Esperantina, Piripiri, Floriano, Picos, Oeiras, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, que atingiram cerca de 1.000 pessoas entre contadores e empresários. Além disso, a Jucepi capacitou servidores de 23 municípios integrados aos Piauí Digital.

Fonte: Ccom

Comentários