Piauí recebe mais 133 mil máscaras de tecidos doadas pelo Pacto Global da ONU

A maior parte, 100 mil, foi entregue à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), para serem utilizada no Programa Busca Ativa e nas barreiras sanitárias

Mais 133 mil máscaras de tecido doadas por meio de iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o combate à COVID-19 foram entregues no Piauí, nesta sexta-feira (24).

Foto: Governo do PiauíMais 133 mil máscaras de tecido doadas por meio de iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU)
Mais 133 mil máscaras de tecido doadas por meio de iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU)

O projeto Parceria e Solidariedade, desenvolvido pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Governo do Estado (Suparc), foi responsável por intermediar essa nova doação, que também beneficiou o Consórcio Nordeste com 150 mil máscaras.

Os equipamentos de proteção chegaram a Teresina na quinta-feira (23) e já foram encaminhados para os respectivos destinos. A maior parte, 100 mil, foi entregue à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), para serem utilizada no Programa Busca Ativa e nas barreiras sanitárias que têm ajudado a rastrear e isolar os casos suspeitos de COVID-19, diminuindo a disseminação da doença.

“Essas máscaras são de suma importância para evitar que o índice de transmissão se agrave no Piauí. Elas serão doadas para a população, independente de ter ou não testado positivo para COVID-19, mostrando a importância de usar a máscara para se proteger da doença”, explica a gerente de Atenção Básica da Sesapi, Dília Falcão.

Outras três mil máscaras foram entregues para a vice-governadoria, que distribuirá entre as famílias em situação de vulnerabilidade que são atendidas pelas ações de assistência social do Estado.

Os servidores estaduais também devem ser beneficiados com 30 mil máscaras que foram entregues à Secretaria Estadual de Administração e Previdência (Seadprev).

“É a segunda remessa de doações de máscaras que o Piauí recebe, graças a essa ação do Pacto Global – ONU, resultando num total de 500 mil equipamentos que têm ajudado a proteger a população. É um orgulho para a Suparc ter intermediado essa ajuda tão importante da iniciativa privada e que reforça o nosso desejo de unir o público ao privado, no socorro a quem precisa”, destaca Viviane Moura, Superintendente da Suparc.

As máscaras foram doadas pela empresa Alpargatas, através do Coletivo Covid e do Pacto Global, iniciativas da ONU para engajar empresas privadas em ações de combate ao Novo Coronavírus.

Ao longo dos últimos quatro meses, o Projeto Parcerias e Solidariedade, desenvolvido pela Suparc em parceria com empresas e concessionárias de PPPs no Piauí, distribuiu mais de 1.600 kits de higiene e alimentos a famílias carentes, além de executar ações para organizar as filas em frente às principais Agências da Caixa Econômica Federal, em Teresina.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Comentários