PF cumpre mandados em nova fase de operação contra fraudes no INSS
A operação teve origem a partir das revelações da série de reportagens “A Farra do INSS”, do Metrópoles.A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga descontos indevidos em aposentadorias e benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).
A operação teve origem a partir das revelações da série de reportagens “A Farra do INSS”, publicada pelo Metrópoles em 2023. O escândalo se tornou alvo de investigação da PF em abril deste ano, com a primeira fase da Operação Sem Desconto, que vem desarticulando uma organização criminosa responsável por fraudar o sistema previdenciário.
Nesta etapa, os agentes cumprem 66 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.
De acordo com a PF, o objetivo da nova fase é aprofundar as investigações e reunir provas sobre a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa, além de ocultação e dilapidação de patrimônio obtido de forma ilícita.
Na fase anterior da operação, deflagrada em 12 de setembro, foram presos Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti.
Apontado como principal operador do esquema, Careca representava diversas entidades suspeitas de envolvimento nas fraudes. Ele possuía procuração de pelo menos oito associações para atuar em nome delas e é acusado de corromper exdiretores e o ex-procurador-geral do INSS, por meio de pagamentos a empresas e até da transferência de carros de luxo para familiares desses servidores.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Cristiano Ronaldo corre risco de perder jogos da Copa do Mundo de 2026 após expulsão; entenda
-
Justiça
Julgamento dos embargos de Bolsonaro termina hoje. Quando será prisão?
-
Geral
PF dividiu esquema do INSS em "núcleos" para fechar cerco contra fraudes
-
Geral
Homem morre após sofrer descarga elétrica no bairro Lourival Parente
-
Geral
Viaduto da Miguel Rosa apresenta desnível de quase 15 cm, diz CREA-PI
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política
MP Eleitoral pede cassação de prefeito de Simões (PI) por abuso de poder político e econômico
-
Segurança Pública
Carbono Oculto 86: empresários da rede de postos HD negam adulteração de combustíveis
-
Geral
Apresentador César Filho sofre grave acidente de moto entre Campo Maior e Cabeceiras do Piauí
-
Segurança Pública
Bandido morre em confronto com policiais do BEPI e DRACO na zona rural de Teresina
-
Esportes
GP do Brasil de Fórmula 1: onde assistir, data, horário, classificação e tudo sobre a corrida