Orquestra Jovem Sesc Piauí participa de Festival Internacional de Música em Pelotas (RS)

Ao todo, são 60 apresentações gratuitas para a comunidade de Pelotas (RS)

Onze alunos da Orquestra Jovem do Sesc Piauí participam até a próxima sexta-feira (31) do 10º Festival Internacional Sesc de Música, que reúne em Pelotas (RS) mais de 300 alunos e 53 professores de 14 nacionalidades com o objetivo de aperfeiçoar suas práticas musicais e levar sua arte para a comunidade pelotense.

Foto: SESC PIIntegrantes da Orquestra Jovem Sesc Piauí participam de Festival Internacional de Música em Pelotas (RS)
Integrantes da Orquestra Jovem Sesc Piauí participam de Festival Internacional de Música em Pelotas (RS)

Junto a jovens de projetos de Roraima, Paraná, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Sergipe, eles formam a Orquestra Jovem Sesc, que se apresenta durante o Festival.A Orquestra Jovem do Sesc Piauí surgiu em 2008 como parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) e oferece aulas de música gratuitas para alunos de escolas públicas, comerciários e seus dependentes.

Podem participar pessoas a partir de 10 anos, desde que a renda familiar não ultrapasse três salários mínimos. Dos estudantes que estão em Pelotas, seis são do núcleo de Teresina e cinco são de Parnaíba. Para o técnico de Música do Sesc Piauí, Samuel Andrade, a vivência em Pelotas é importante para ampliar os horizontes dos jovens. “Eles só conhecem a realidade musical de Teresina. Em Pelotas, eles têm a oportunidade de conhecer a experiência de professores e alunos de outros países e pessoas com níveis musicais mais elevados.

Foto: SESC PIIntegrantes da Orquestra Jovem Sesc Piauíparticipam de Festival Internacional de Música em Pelotas (RS)
Integrantes da Orquestra Jovem Sesc Piauíparticipam de Festival Internacional de Música em Pelotas (RS)

É importante para estimulá-los a se elevar musicalmente e ter contato com outras pessoas que têm os mesmos interesses. Eles voltam cheio de ânimo e repassam o que viram para os outros”. Já tradicional na cidade de Pelotas, o Festival Internacional Sesc de Música chega à sua 10ª edição se consolidando como parte do calendário do município. Até 31 de janeiro o evento reúne alunos que participam de aulas de 24 cursos, sendo 19 de instrumentos, canto lírico, composição, choro, prática de orquestra e prática de banda sinfônica, além de ensaios e apresentações.

Ao todo, são 60 apresentações gratuitas para a comunidade. A realização é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Ecosul, Café 35 e Biri Refrigerantes.

Fonte: SESC PI

Comentários