Operação Maranhão-Etiópia: Ministro do TCU cobra esclarecimentos à Receita
Receita Federal tomou iniciativa de processar o Maranhão por ter importado 107 respiradores da China via EtiópiaEm despacho sobre a iniciativa da Receita Federal de processar o Maranhão por ter importado 107 respiradores da China via Etiópia, o Tribunal de Contas da União diz que os dados do estado sugerem uma reação desproporcional do órgão que pode vir a ser classificada como desvio de finalidade.
"Percebo que, a despeito de a Receita Federal do Brasil estar aparentemente agindo dentro do seu exercício institucional, a descrição dos fatos sugestiona ter havido uma reação desproporcional que pode vir a ser classificada como desvio de finalidade", escreve no documento o ministro Bruno Dantas.
Dias depois, a Receita disse que a operação do governo Flávio Dino (PC do B) foi ilegal, e por isso tomaria as medidas legais cabíveis contra as pessoas envolvidas.
Dantas afirma que as acusações do estado são gravíssimas e pede esclarecimentos à Receita. Ele diz querer saber se o procedimento usado no episódio é padrão.
"Reputo imprescindível esclarecer se faz parte do procedimento padrão da Receita Federal a instauração do referido expediente em casos como o que se apresenta e se foram observados os atos preparatórios comumente adotados", consta no despacho.
O ministro ainda afirma que pode haver elementos suficientes para medidas cautelares, mas que vai ouvir as partes antes de tomar uma decisão.
"O perigo na demora [...], neste caso, possa causar embaraço à adoção de medidas urgentes e relevantes pelo Maranhão, atingindo, em última instância, a saúde e a vida da população em meio a uma crise de proporções ainda incomensuráveis, mas de consequências já sabidamente trágicas", acrescenta no documento.
Fonte: Folha de S. Paulo
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Ciclone causa destruição, deixa 4 mortos e 400 feridos no Paraná
-
Geral
Secretário de Cultura Rodrigo Amorim sofre acidente na BR 343 em Campo Maior
-
Política
Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
-
Esportes
GP do Brasil de Fórmula 1: onde assistir, data, horário, classificação e tudo sobre a corrida
-
Justiça
Após STF negar recurso, veja o que falta para possível prisão de Bolsonaro
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
-
Política
TCE-PI encontra indícios de irregularidades em contratos terceirizados da Prefeitura de Pedro II e determina inspeção
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Geral
Esposa do vice-prefeito Darllan Barros se pronuncia após morte do marido