Operação Falsa Central: Polícia Civil do Piauí prende sete pessoas acusadas de crimes cibernéticos

Criminosos ligavam para as vítimas simulando atendimento bancário e as convenciam a transferir dinheiro.

A Polícia Civil do Piauí, com o apoio das Polícias Civis do Distrito Federal e da Bahia, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Falsa Central, voltada ao combate de crimes cibernéticos. A ação, visa o cumprimento de 15 mandados judiciais, entre prisões temporárias e buscas e apreensões, e, até o momento, sete pessoas foram presas.

Foto: Divulgação / PC-PICartões e maquinetas apreendidas pela polícia
Cartões e maquinetas apreendidas pela polícia

Os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos de Teresina, nos autos de inquéritos que apuram a prática dos crimes de estelionato por meio eletrônico e associação criminosa.

Além das prisões e buscas, a Justiça também determinou o bloqueio de nove contas bancárias vinculadas aos investigados, a fim de garantir o futuro ressarcimento das vítimas dos golpes.

Segundo as investigações, o esquema de estelionato cibernético causou um prejuízo total de R$ 90 mil. Os criminosos ligavam para as vítimas, simulando um atendimento de segurança bancária e as convenciam a vítima a realizar transferências para contas que, na verdade, pertenciam a membros da organização ou a “laranjas”.

A Operação Falsa Central foi deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), em conjunto com a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos do Distrito Federal e a 14ª Coordenadoria de Polícia Civil de Irecê (BA).

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Comentários