OMS aprova uso de emergência de décima vacina contra Covid-19

O produto é originário da vacina CovovaxTM, que recebeu luz verde da OMS em 17 de dezembro

Nesta terça-feira (21/12), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a aprovação da utilização de emergência da vacina NuvaxovidTM contra a Covid-19. A lista passa a contar agora com dez imunizantes. 

Foto: Reuters/Denis BalibouseOMS
OMS

A vacina, que já tinha sido avaliada e aprovada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA na sigla em inglês), foi desenvolvida pelo laboratório norte-americano Novavax e pela Coligação para a Inovação Preventiva contra a Pandemia (CEPI, na sigla em inglês).

O produto é originário da vacina CovovaxTM, que recebeu luz verde da OMS em 17 de dezembro, tratando-se do primeiro imunizante concebido a partir de proteínas que desencadeiam resposta imunizante autorizada.

As duas vacinas - NuvaxovidTM e CovovaxTM - recorrem às mesmas tecnologias, são administradas em duas doses e podem ser conservadas a temperaturas de refrigeração entre 2ºC e 8ºC..

A aprovação do uso de emergência de vacinas possibilita a sua aquisição pelo mecanismo de distribuição universal e equitativa Covax, destinado a prover os países mais pobres de imunizantes contra a Covid-19.

O objetivo dessa indicação de "utilização de emergência" é disponibilizar medicamentos, vacinas e diagnósticos tão rapidamente quanto possível, para enfrentar a crise, enquanto se observam as exigências rigorosas de segurança, eficácia e qualidade.

Fonte: Agência Brasil

Comentários