Olimpíada 2020: Zanetti fica perto da final; Nory é eliminado e admite abalo por críticas

Campeão mundial na barra fixa e bronze no solo, ginasta brasileiro falhou em dois aparelhos em Tóquio neste sábado (24/07)

O primeiro dia da ginástica nas Olimpíadas de Tóquio marcou a eliminação de uma das principais estrelas locais - o japonês Kohei Uchimura, tricampeão olímpico e favorito na barra fixa. Para o Brasil, o qualificatório masculino neste sábado (24/07) teve a provável classificação para a final de Arthur Zanetti nas argolas e de Caio Souza no salto e no individual geral -- nesta, Diogo Soares também segue na luta por uma vaga.

Foto: Gregory Bull - 24.jul.2021/APCampeão mundial na barra fixa e bronze no solo, ginasta brasileiro falhou em dois aparelhos em Tóquio
Campeão mundial na barra fixa e bronze no solo, ginasta brasileiro falhou em dois aparelhos em Tóquio

Por outro lado, o campeão mundial e medalhista olímpico Arthur Nory cometeu falhas em suas apresentações e acabou eliminado da competição no individual. O desempenho de Nory se somou a uma performance insuficiente do time brasileiro, que deve ficar fora da final por equipes. Todos os finalistas do masculino serão confirmados após a terceira rodada de classificações, que ocorre ainda neste sábado.

Nory sofre queda no solo e fica fora na barra fixa

Arthur Nory chegou a Tóquio credenciado pelas recentes conquistas no Mundial de 2019 (ouro na barra fixa) e nas Olimpíadas do Rio-2016 (bronze no solo). Integrante do time brasileiro junto com Francisco Barretto, Diogo Soares e Caio Souza, o ginasta era um dos trunfos para chegar à final por equipes.

Em sua apresentação na barra fixa, Nory teve um desempenho abaixo do necessário, conquistando a pontuação de 14.133, suficiente apenas para o 11º lugar - os oito melhores se classificaram à final. Depois, ele se apresentou no solo e sofreu uma queda no fim, com a pontuação de 12.800 - 41º entre os 45 que participaram na categoria até agora. Abalado, foi consolado pelos companheiros após a performance.

O desempenho do time brasileiro na disputa por equipes, que soma as pontuações de seus integrantes, foi suficiente apenas para o 7º lugar após duas classificatórias. Resta a participação de Estados Unidos, Alemanha, Coreia do Sul e Taiwan - se duas dessas equipes se classificarem à frente do Brasil, a equipe estará fora da final.

Arthur Zanetti e Caio Souza próximos de finais

Ouro em Londres-2012 e prata na Rio-2016, Arthur Zanetti competiu nas argolas, sua especialidade, e ficou na terceira posição na classificatória, que deve garantir uma vaga nas finais da categoria. Ele conseguiu a pontuação de 14.900, atrás do grego Efetherious Petrounias (15.333), ouro no Rio, e o chinês Liu Yang (15.300).

Já Caio Souza, em sua primeira participação em Olimpíadas, se destacou principalmente no salto, com a pontuação de 14.700 - o suficiente para o quarto lugar até agora e uma possível classificação para a final. Seu desempenho no individual geral o colocou em 13º e também deve garanti-lo entre os 24 que disputam a medalha.

Diogo Soares  ficou em 23º após as duas primeiras classificatórias (pontuação de 81.332) e tem chance de ir à final do individual geral. Apesar de só 24 se classificarem, o regulamento permite apenas dois competidores por país na disputa por medalhas - consequentemente, atletas da China, Japão, Rússia, Grã-Bretanha e Suíça que ficaram à frente do brasileiro não poderão participar, levando a regra em conta.

Nory cita burnout e abalo após caso de racismo

Triste após a eliminação no individual, Arthur Nory lamentou os erros que o tiraram da final. “Atleta, ser humano. A gente erra, a gente acerta”, disse, na zona mista, segundo o Olimpíada Todo Dia. 

Nory também falou sobre o impacto das críticas constantes que recebe na internet após um caso de racismo que se envolveu em 2015. Na ocasião, ele gravou um vídeo com outros ginastas da seleção com piadas racistas ao então colega de equipe Ângelo Assumpção.

Ele disse que as críticas não tiveram responsabilidade direta no desempenho, mas afirmou que tem “muito medo de falar” após o episódio do racismo. “Fico sempre muito acuado.”

“Com a internet, com toda essa visibilidade, o ódio vem muito grande. Vem ameaça, vem xingamento, vem tudo. E bloqueia”, disse ao Olimpíada Todo Dia. “Foi um ano bem difícil, desde o começo do ano, que eu tive burnout, tive depressão e aí precisei parar um tempo.”

Na saída, em entrevista à TV Bandsports, os companheiros de seleção divulgaram mensagens de apoio a Nory. “É óbvio que ele apresenta séries melhores do que aquela, mas ele não foi mal na barra fixa”, disse Caio Souza. “Ele ficou muito triste”, completou.

“É como um pênalti em final da Copa do Mundo. Não acho que é falta de concentração”, declarou Francisco Barretto. “Isso faz parte do esporte. Ele tem que voltar, corrigir e pensar na próxima.”

Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil

Comentários