Oito pessoas são presas em operação contra fraudes em concursos públicos no Piauí

Foram cumpridos oito mandados de prisão, inclusive contra três pessoas apontadas como líderes da organização

As empresas, Instituto Machado de Assis e Crescer Consultoria, apontadas como participantes do esquema de fraude a licitações e a concursos públicos, movimentaram pelo menos R$ 28 milhões, em cerca de 11 anos de atuação em municípios do Piauí e do Maranhão.

Foto: Roberta AlineOperação contra fraudes em concursos públicos no Piauí
Operação contra fraudes em concursos públicos no Piauí

Esse foi o valor bloqueado judicialmente a pedido do Ministério Público Estadual. Entre os presos, estão um servidor da Assembleia Legislativa,uma empresária e uma professora da Instituto Federal do Piauí (IFPI), que são apontados como líderes da organização.

A segunda fase da operação Dom Casmurro é um desdobramento de uma investigação iniciada após denúncias de irregularidades em um concurso da Câmara Municipal de Cocal, no norte do Piauí. Ao todo, são 13 denunciados. Foram cumpridos oito mandados de prisão, inclusive contra três pessoas apontadas como líderes da organização.

O Servidor da Alepi, Raimundo Wernes Fernandes Torres Filho, foi apontado como o líder político da organização. De acordo com a denúncia, ele era o responsável por articular junto a prefeitos e gestores públicos a realização de concursos fraudulentos.

A empresária, Elmira Paulo Dias, ela cuidava da parte pedagógica da organização, recrutando professores, elaborando com questões de concursos. Também era responsável pela parte administrativa como pagamento de aluguéis e de outras despesas.

A professora do IFPI, Rosimeyre Viera da Silva, cuidava da logística da aplicação das provas. Um dos alvos de mandado de prisão continua foragido. De acordo com as investigações, existem indícios de que, somente o Instituto Machado de Assis tenha fraudado concursos em pelo menos 11 municípios do Piauí, seno eles: Francisco Santos, União, Inhuma, Oeiras, Esperantina, Luís Correia, São José do Piauí, Campo Maior, Picos, Paulistana e a Câmara Municipal de Cocal.

Fonte: JTNews com informações da TV Cidade Verde

Comentários